Um diagnóstico das fake news na sociedade e o papel do ensino de ciências no combate a elas.

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Autor(es): dc.contributorAranha, José Marcelo Rocha, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorVendrame, Thais Regina Magalhães, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74797-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Marcelo Rocha Aranha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A demanda por informação é cada vez maior e pode gerar conflitos dependendo do contexto que esta notícia está inserida. Ao longo da história, muitas vezes fake news foram criadas e disseminadas, porém nunca tanto quanto atualmente. No presente estudo buscamos avaliar o comportamento de pessoas frente a notícias falsas e verdadeiras. Foi utilizado um formulário (Google Forms) com questões objetivas e abertas, distribuído por redes sociais. O número de formulários respondidos foi 154, com pessoas desde muito jovens (12 anos) até maduros (70 anos). O perfil do público que respondeu foi de pessoas com nível de escolaridade bom (superior e pós-graduação) e adultos (21 a 31 anos). A maioria dos acessos a informações e notícias foi indicado no Facebook e no WhatsApp, a maioria acredita no impacto das Fake News na sociedade e creem que o espaço escolar deve ser um local adequado para abordar o tema. Colocados frente a títulos de notícias (6 fake e 4 verdadeiras) a maioria das respostas não souberam definir se eram notícias fake ou não, mas a maioria indicou que procuraria checar a informação antes de divulgar. Apesar do baixo nível de acerto se a notícia é verdadeira ou não, os resultados obtidos indicam um comportamento desejado que é a checagem. Ficou evidente a importância da escola para a educação e treinamento do cidadão para o letramento científico, ferramenta segura para a diminuição de fake news na sociedade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleUm diagnóstico das fake news na sociedade e o papel do ensino de ciências no combate a elas.-
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