Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Diel, Patrícia Natiele, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74795 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74795 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Roberta Chiesa Bartelmebs | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Astronomia é um dos elementos essenciais para a sociedade, com isso, este conteúdo é abordado no ensino de Ciências, mas é considerado um dos conteúdos mais complexos de se trabalhar em sala de aula. Isto porque, alunos e professores apresentam concepções alternativas, e essas ideias costumam resistir ao ensino escolar. Desta forma, esta pesquisa visa compreender quais estratégias didático-metodológicas os professores e futuros professores empregam em sua sala de aula para trabalhar com o tema da forma da Terra (HARRES, 2001). Além disso, foi investigado se os professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo. Para isto, pretendemos responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as concepções didático-metodológicas de professores e futuros professores acerca da forma da Terra?. E neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi "compreender as estratégias didático-metodológicas empregadas por professores e futuros professores, com relação ao ensino da forma da Terra". Para a realização desta investigação utilizamos como abordagem, a pesquisa qualitativa e realizamos a construção de um questionário aberto elaborado na plataforma Google Forms. O público alvo desta investigação foram discentes do curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura e professores de Ciências. A análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados obtidos foram que os professores e futuros professores levam em consideração as ideias prévias dos alunos, além de apresentarem diversas estratégias didática. Ao final discute-se a necessidade dos licenciandos do 1°Ano, ter um maior embasamento científico, para uma melhor abordagem futura do tema forma da Terra para os alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Título: dc.title | Concepções de professores e futuros professores sobre o ensino da forma da terra. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: