Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturi, Tiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCosta, Leoni Ventura, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:49:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:49:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74793-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Tiago Venturi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As Metodologias Ativas possuem como premissa possibilitar aos estudantes que sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem. Com a mudança do ensino médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as metodologias devem estar presentes no ensino médio a partir do ano de 2021. Levando em consideração que o Livro didático é o principal instrumento de ensino utilizado por professores, o objetivo deste trabalho é compreender como as abordagens de Metodologias Ativas estão presentes em livros didáticos de Ciências da Natureza do novo ensino médio, em fase de avaliação no PNLD de 2021. Tratase de uma pesquisa qualitativa com elementos da pesquisa descritiva documental. Os dados foram coletados através de análises de livros didáticos previamente selecionados que foram submetidos à dez critérios de análise. Após analisar os livros didáticos disponíveis on-line, constata-se que a principal metodologia utilizada é a Aprendizagem Baseada em Projetos, acompanhada de forma secundária pelas metodologias da Aprendizagem Baseada em Problemas e a investigação. Percebese também a utilização de temas cotidianos e relacionados a problemáticas sociais como forma de integrar as Ciências da Natureza com a realidade do estudante.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleMetodologias ativas no ensino de ciências da natureza : uma análise de propostas em livros didáticos do novo ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.