Aprendendo sobre microplásticos e seu impacto no meio ambiente : análise do potencial da Webquest

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLisbôa, Eliana Santana, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorMuniz Júnior, Antônio Carlos Nunes, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:17:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:17:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74787-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Eliana Santana Lisbôa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O crescente número de publicações a respeito dos impactos ocasionados pelos microplásticos aos seres vivos e ao meio ambiente foi o ponto de partida para desenvolver uma metodologia que permitisse ao aluno, acesso e conhecimento à temática de forma colaborativa, interativa e lúdica, recorrendo ao potencial educativo da Web (recursos da internet). Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar se a metodologia WebQuest contribuiu para o entendimento acerca dos microplásticos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Em termos metodológicos, o estudo é de cunho qualitativo, que tomou um formato de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários. O primeiro (diagnóstico) teve como objetivo fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática "Microplásticos". O segundo (avaliativo), teve como finalidade avaliar se a metodologia WebQuest contribuiu para o entendimento sobre microplásticos e seu impacto no meio ambiente. Para analisar os dados, recorremos a análise exploratória descritiva e a análise de conteúdo do tipo exploratório. Os resultados obtidos apontam que o uso da metodologia WebQuest pode ser um recurso viável para que os alunos obtenham conhecimento acerca dos microplásticos e os impactos causados no meio ambiente. Foi possível perceber que os alunos compreenderam os impactos dos microplásticos para o meio ambiente, e que as tecnologias podem auxiliar de maneira significativa no processo de aprendizagem.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Título: dc.titleAprendendo sobre microplásticos e seu impacto no meio ambiente : análise do potencial da Webquest-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.