Formação de professores no contexto de um projeto de compostagem comunitária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIared, Valéria Ghisloti, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSena, Ana Maria de, 1998--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74786-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74786-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Valéria Ghisloti Iared-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo está no âmbito de um projeto de extensão no município de Palotina, o qual visou a mobilização social da comunidade para a segregação dos resíduos sólidos em três frações, incentivando as pessoas a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem, os rejeitos aos aterros sanitários e os orgânicos às composteiras domiciliares. O projeto Palotina recicla o orgânico distribuiu mais de 500 composteiras aos moradores do município e cerca de 20 instituições de ensino receberam uma caixa de compostagem. Tendo em vista a importância de se trabalhar a educação ambiental em espaços formais de ensino, de maneira transversal, o presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do projeto de extensão universitária Palotina recicla o orgânico para a formação continuada dos professores envolvidos com o projeto. O presente trabalho é de cunho qualitativo e o instrumento selecionado para a coleta de dados desta pesquisa foi um questionário adaptado para um formulário eletrônico. Após essa etapa, foi utilizado a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) para fragmentar, categorizar e analisar a resposta de cada participante. Os dados indicaram que a maioria dos participantes não possuem formação em educação ambiental, mas já trabalharam ou trabalham com educação ambiental. Os resultados também apontaram que dentre as principais dificuldades encontradas pelos participantes estão a conciliação das atividades do projeto com a rotina, dificuldade em relacionar o tema com os assuntos já existentes no currículo e a sobrecarga de conteúdo e pouco engajamento de parte da equipe da escola. Contudo, o projeto contribuiu significativamente para sensibilização ambiental dos participantes do projeto, modificando a realidade das escolas e permitindo que alunos, funcionários e professores passassem a refletir sobre o consumo e a importância da mudança de hábitos com relação à separação dos resíduos sólidos. Os participantes relataram que o subsídio técnico da equipe executora do projeto possibilitou a troca de saberes, ideias e experiências entre os professores, alunos e funcionários. Por fim, considerando que o trabalho nas instituições de ensino foi iniciado após a consolidação do projeto na comunidade, considera-se que acabou por potencializar o enraizamento da prática de compostagem nas escolas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectResiduos organicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleFormação de professores no contexto de um projeto de compostagem comunitária-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.