A prática educativa da atividade motora na indústria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Marta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSípoli, Maria de Fátima Fernandes Vara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74743-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Marta Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 76-78-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo levantou, em uma indústria do ramo de eletro-eletrônicos da Região Metropolitana de Curitiba, questões sobre o significado da prática motora, buscando sua contribuição para a formação global do trabalhador. Objetivou analisar como está acontecendo a prática da atividade física laboral e se os trabalhadores compreendem o significado dessa prática como promotora de qualidade física e consequentemente promotora de qualidade de vida. A atividade física na indústria tem a finalidade de garantir as ações necessárias para a promoção da saúde dos trabalhadores e uma real valorização do corpo e do movimento. Cabe aos profissionais da área de Educação Física resgatar a verdadeira importância do trabalho corporal e da práxis do movimento no ambiente de trabalho e possibilitar a compreensão da importância desta prática na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como os DORT (distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho. Ao orientar atividades motoras para o trabalhador, deve ser dada a oportunidade de vivenciar autênticas experiências corporais, que ele crie sua própria concepção de movimento, como parte da construção do conhecimento na perspectiva da práxis. A compreensão da dimensão educativa do conhecimento motor pode possibilitar ao aluno-trabalhador uma real vivência do sentido de responsabilidade do sujeito na construção da realidade. O instrumento utilizado paraa coleta dos dados foi uma entrevista semi-estruturada. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que, embora todos os entrevistados trabalhem no chão de fábrica, e sofram um grande desgaste físico, boa parte ainda não tem acesso à ginástica laboral, alguns que têm acesso e não acham importante. Esses dados contrariam as estatísticas apresentadas pela empresa. Fazer por fazer não adianta. Precisamos repensar a forma de atuação dos profissionais de Educação Física dentro das empresas. É necessário que os profissionais tenham maior comprometimento com a problemática educacional a ser enfrentada, melhorando sua postura, elaborando programas mais eficazes. Não podemos nos conformar com dados obtidos a partir de investigações superficiais, devemos sim, nos aprofundar na busca da realidade a ser enfrentada: o respeito pelas características individuais de cada trabalhador, suas capacidades e limitações. Se não for assim, aquilo que deveria ser a produção própria e criativa do conhecimento, passa a ser mais uma atividade sem sentido educacional. Sem esse enfoque, a atividade física laboral será informativa e não formativa.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study lifted, in an industry of the branch of eletro-electronic of the Metropolitan Area of Curitiba, subjects on the meaning of the motive practice, looking for your contribution for the worker's global formation. It aimed to analyze how the practice of the laboral physical activity is happening and if the workers understand the meaning of that practice as promoter of physical quality and consequently promoter of life quality. The physical activity in the industry has the purpose of guaranteeing the necessary actions for the promotion of the workers' health and a real valorization ofthe body and of the movement. It falls to the professionals of the physical education area to rescue the true importance of the corporal work and of the praxis of the movement in the work atmosphere and to make possible the understanding of the importance of this practice in the prevention of chronic-degenerative diseases, like DORT (osteo-muscular disturbances related to the work). When guiding motive activities for the worker, the opportunity should be given of living authentic corporal experiences, that he creates his own movement conception, as part of the construction of the knowledge in the perspective of the praxis. The understanding of the educational dimension of the motor knowledge can make possible the student-worker a real existence of the sense of responsibility of the subject in the construction of the reality. The instrument used for the collection of the data it was a semi-structured interview. Starting from the analysis of the results, it was ended that, although all the interviewees work in the factory ground, and suffer a great physical waste, good it leaves they do not still have access to the laboral gymnastics, some that have access and they don't find important. Those data thwart the statistics presented by the company. To do for doing doesn't advance. We needed to rethink the form of the physical education professionals' performance inside of the companies. It is necessary that the professionals have larger compromising with the educational problem to be faced, improving your posture, elaborating more effective programs. We cannot adjust to data obtained starting from investigations superficias, we owed yes, to deepen us in the search of the reality to be faced: the respect for each worker's individual characteristics, their capacities and limitations. If doesn't go like this, that should be the own and creative production of the knowledge, it becomes one more activity without educational sense. Without that focus, the laboral physical activity will be informative and not formative.-
Formato: dc.format81 f. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sanitarista-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA prática educativa da atividade motora na indústria-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.