Os medicamentos genéricos no Brasil : dificuldades de crescimento e consolidaçao no mercado

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Autor(es): dc.contributorMaia, Denise Maria, 1953-2020-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Priscila Teixeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74725-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74725-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Maria Maia-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os medicamentos genéricos lançados no Brasil desde 1999, constituem-se num importante passo do governo em termos de acesso a medicamentos para o consumidor, além de representar um mercado promissor para as industrias. Neste esforço de política pública conquistou-se, inclusive muitas multinacionais que já o produzem. A questão que se coloca frente a inexpressiva presença mercadológica do genérico é desvendar os fatores que impedem a consolidação destes no mercado brasileiro. ;Há indícios de que os fatores que limitam o crescimento da demanda de genéricos estão ligados não apenas ao papel do governo, e dos profissionais de saúde, mas estão também relacionados ao próprio comportamento do consumidor, que na falta do genérico, redirecionam facilmente suas compras em direção ao bem substituto. O presente trabalho se justifica especialmente pelo alcance social que a Lei dos Genéricos proporciona à saúde da população, garantindo ao cidadão maior acesso aos medicamentos. Seus benefícios são o de ampliar ao consumidor ganhos de renda disponível ao economizar nas compras. As empresas possibilita aumentar a oferta, com a vantagem dos fabricantes de genéricos não precisarem, em tese, investir em propaganda e estímulo à pesquisa para o seu desenvolvimento. Há também, como argumento importante, o fortalecimento da indústria nacional, o desenvolvimento tecnológico das indústrias de medicamento e, consequentemente, do país, uma vez que grandes laboratórios especializados no assunto identificam a potencialidade do mercado brasileiro. Propõe-se fazer um estudo da estratégia do governo brasileiro sobre a implementação da Lei dos Genéricos no Brasil, da legislação que orienta o mercado. Pretende-se, entre outros indicadores, ilustrar o mercado de medicamentos genéricos no Brasil, suas indústrias, estrutura de mercado dos produtos farmacêuticos e os fatores que determinantes do consumo de genéricos.-
Formato: dc.format56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMedicamentos genéricos - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleOs medicamentos genéricos no Brasil : dificuldades de crescimento e consolidaçao no mercado-
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