Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Joanez Aparecida, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Jackeline, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:53:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:53:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74717 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74717 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 09/12/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 132-142 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Discussões que envolvem Controvérsias Sociocientíficas (CSC) e Natureza da Ciência (NdC) podem contribuir para a compreensão dos pressupostos epistemológicos presentes nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo este um dos principais objetivos a serem alcançados pelo Ensino de Ciências. Neste trabalho, realizamos uma investigação sobre o estado do conhecimento das pesquisas a respeito das CSC e NdC apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), desde sua primeira edição, no ano de 1997, até 2019. A partir disso, objetivamos conhecer o que vem sendo produzido sobre estas duas temáticas, bem como analisar se as CSC têm sido utilizadas para produzir reflexões sobre NdC. Para tanto, desenvolvemos um estudo do tipo estado do conhecimento, cuja constituição de dados ocorreu a partir das ATAS das doze edições do ENPEC. Constatamos que as pesquisas sobre CSC se apresentam mais aplicadas ao ambiente escolar e buscam desenvolver capacidades argumentativas e discursivas ao tratar de assuntos que envolvem Ciência e Tecnologia. Também apresentam relações muito estreitas com a perspectiva CTS, discutindo em grande parte temáticas sociais e ambientais. No entanto, notamos que pouco se relacionam diretamente à NdC, apresentando de forma implícita aspectos e objetivos comuns a esta abordagem. No que se refere às pesquisas sobre NdC, constatamos que majoritariamente buscam verificar as concepções de professores e alunos, que poucas pesquisas se apresentam como propostas didáticas ou intervenções didáticas. Evidenciando, assim, que apesar da crescente preocupação em relação ao entendimento da NdC, ainda é necessário que ações para essa mudança conceitual estejam presentes na literatura. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Discussions involving Socio-Scientific Controversies (CSC) and Nature of Science (NOS) can contribute to the understanding of the epistemological assumptions present in the relations between Science, Technology and Society (STS), which is one of the main objectives to be achieved by Science Teaching. In this work, we carried out an investigation into the state of knowledge of research on CSC and NOS presented at the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), from its first edition, in 1997, to 2019. to know what has been produced on these two themes, as well as to analyze whether the CSC have been used to produce reflections on NOS. For that, we developed a study of the state of knowledge type, whose data constitution took place from the ATAS of the twelve editions of ENPEC. We found that research on CSC is more applied to the school environment and seeks to develop argumentative and discursive skills when dealing with issues involving Science and Technology. They also have very close relationships with the STS perspective, largely discussing social and environmental issues. However, we note that little is directly related to NOS, implicitly presenting aspects and objectives common to this approach. With regard to research on NOS, we found that mostly they seek to verify the conceptions of teachers and students, that few researches present themselves as didactic proposals or didactic interventions. Evidencing, therefore, that despite the growing concern regarding the understanding of the NOS, it is still necessary that actions for this conceptual change are present in the literature. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: