Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Suélicy Anaiane Vidal de, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74697 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: 1O presente trabalho tem o objetivo de analisar as práticas extensionistas da área de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes que são desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, relata a articulação das várias ações extensionistas realizadas a partir do Programa chamado Núcleo de Ensino de Libras (NEL) e as avalia a partir da perspectiva analítica proposta por Cristofoletti e Serafim (2020). Conclui-se que o Programa NEL atua, simbolicamente, como uma ponte entre UFPR e a comunidade e que suas ações tem sido imbricadas em prol à área do conhecimento chamada de "Libras como L2 língua para ouvintes". Palavras-chave: extensão universitária. Libras. L2. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to analyze the extensionist practices in the area of Libras as a second language (L2) for listeners that are developed within the scope of the Federal University of Paraná (UFPR). To this end, it reports the articulation of the various extension actions carried out from the Program called Núcleo de Ensino de Libras (NEL) and evaluates them from the analytical perspective proposed by Cristofoletti and Serafim (2020). It is concluded that the engagement of specialized human resources has enabled operationalizations that collaborate with the development of the area. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão - Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | - |
Título: dc.title | As práticas extensionistas relacionadas à Libras como L2 para ouvintes análise do Programa NEL | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: