As práticas extensionistas relacionadas à Libras como L2 para ouvintes análise do Programa NEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lídia da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorSouza, Suélicy Anaiane Vidal de, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74697-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras.-
Descrição: dc.descriptionResumo: 1O presente trabalho tem o objetivo de analisar as práticas extensionistas da área de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes que são desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, relata a articulação das várias ações extensionistas realizadas a partir do Programa chamado Núcleo de Ensino de Libras (NEL) e as avalia a partir da perspectiva analítica proposta por Cristofoletti e Serafim (2020). Conclui-se que o Programa NEL atua, simbolicamente, como uma ponte entre UFPR e a comunidade e que suas ações tem sido imbricadas em prol à área do conhecimento chamada de "Libras como L2 língua para ouvintes". Palavras-chave: extensão universitária. Libras. L2.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work aims to analyze the extensionist practices in the area of Libras as a second language (L2) for listeners that are developed within the scope of the Federal University of Paraná (UFPR). To this end, it reports the articulation of the various extension actions carried out from the Program called Núcleo de Ensino de Libras (NEL) and evaluates them from the analytical perspective proposed by Cristofoletti and Serafim (2020). It is concluded that the engagement of specialized human resources has enabled operationalizations that collaborate with the development of the area.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão - Ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismo-
Título: dc.titleAs práticas extensionistas relacionadas à Libras como L2 para ouvintes análise do Programa NEL-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.