Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Xavier, André Nogueira, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Leonardi, Matheus Schulz, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74696 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74696 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. André Nogueira Xavier | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Xavier e Santos (2015) analisaram o processo de criação lexical da libras na área de biologia com foco na sua iconicidade, ou seja, na relação de motivação entre a forma do sinal e o significado que expressa. Precisamente, os autores analisaram a criação dos sinais que designam o mosquito A. Aegypti e de três vírus que ele pode transmitir, a saber, o vírus da zika, da dengue e da Chikungunya, com base no modelo de criação analógico de iconicidade linguística de Taub (2001). Mais recentemente, Xavier e Ferreira (a sair) em sua análise de processos morfológicos da libras compararam a formação desses sinais técnicos com o de topônimos e do léxico em geral. Com isso eles observaram uma predominância de composição simultânea neste caso. O objetivo desta pesquisa é analisar morfologicamente um maior número de sinais técnicos da biologia para confirmar a tendência observada por Xavier e Ferreira. Para isso coletei 215 dados no "Manual de Libras para Ciência: A Célula e o Corpo Humano" de Iles (2019). Esses dados foram classificados em relação à sua estrutura morfológica, ou seja, se são simples (formados por um único sinal) ou compostos (formados por mais de um sinal). No segundo caso, eu os subclassifiquei como compostos sequenciais, isto é, formados por mais de um sinal produzido em sequência, e compostos simultâneos, ou seja, realizados por mais dois sinais articulados ao mesmo tempo: um em cada mão. Foi necessário ainda criar a categoria mistos para os casos em que a formação envolvia ao mesmo tempo composição sequencial e simultânea e outra para sinais soletrados. Como resultado, observamos maior frequência de sinais simples (95). Em segundo lugar, predominam os sinais compostos simultâneos (41). Em terceiro lugar, aparecem os compostos sequenciais (25). Em quarto lugar, ficaram os compostos mistos (13). Por fim, o caso menos frequente foi o de sinais soletrados, para o qual identifiquei apenas um sinal. 23 sinais foram alocados na categoria dúvida, uma vez que sua estrutura morfológica não nos parece clara. Com isso, este trabalho avança o de Xavier e Ferreira, ao mostrar que entre os sinais técnicos da biologia outros processos de formação lexical são empregados. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf mp4 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | video/mp4 | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morfologia | - |
Título: dc.title | Aspectos morfológicos e motivacionais de termos técnicos da Biologia em Libras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: