Transferência de gesto em composições para violão : as relações entre fonte primária, compositor e intérprete

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChueke, Zélia, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorBrombilla, Marcelo Cazarotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74652-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Zélia Chueke-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 21/10/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho são analisadas as relações e as correlações envolvendo transferências gestuais e culturais, estabelecidas por três compositores e três intérpretes, respectivamente durante o processo de composição e de preparação da performance de obras para violão solo especialmente encomendadas. As três composições têm como fonte primária uma gravação realizada junto à etnia indígena Krahô. A hipótese que deu origem a este trabalho considera a identificação, pelos intérpretes colaboradores, dos gestos musicais transferidos da gravação às obras durante o processo de composição. Uma análise do gesto musical de cada obra e um cruzamento desta análise com os resultados obtidos através de relatos de cada colaborador acerca de sua participação são apresentados como ponto de partida para futuros trabalhos acadêmicos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work analyses the correlations involving musical gestures and cultural transferences established by three composers and three performers during their composition and performance preparation processes of specially commissioned classical guitar pieces. The three compositions were inspired by a recorded extract of the indigenous Krahô ethnic group. The hypothesis that gave rise to this work considers the identification, by the collaborating interpreters, of the musical gestures transferred from the recording during the composition process of each work. As a starting point for further research works, data crossing of the analysis' results with those obtained from the accounts of each collaborator about their process of performance/composition is presented.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação não-verbal-
Palavras-chave: dc.subjectGestos-
Palavras-chave: dc.subjectViolão-
Palavras-chave: dc.subjectPrática interpretativa (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleTransferência de gesto em composições para violão : as relações entre fonte primária, compositor e intérprete-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.