Centro Popular de Cultura no Paraná (1959-1964) : encontros e desencontros entre arte, educação e política

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Autor(es): dc.contributorVieira, Carlos Eduardo, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74565-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74565-
Descrição: dc.descriptionAnexos-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de História e Historiografia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 131-134-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa busca investigar e interpretar a dimensão educativa do Centro Popular de Cultura do Paraná, no período de 1959 a 1964. A efervescência ideológica, política e cultural dos anos 60 levou os intelectuais de esquerda a se colocarem como responsáveis pela defesa da nação e pela conscientização e educação política do povo, elegendo este como protagonista das mudanças sociais. Artistas, estudantes e militantes politicos estiveram à frente como organizadores e dirigentes de diferentes projetos político-culturais, que caracterizaram um rico e amplo movimento em âmbito nacional, voltado para a afirmação da cultura popular, como alternativa de mobilização do povo e de valorização da identidade nacional. Nesse contexto é que se desenvolveu o CPC do Paraná, como um movimento politico-cultural constituído pelo entrecruzamento entre a arte, a educação e a política, permeado pelos objetivos de educar e de mobilizar o povo politicamente. Esse dilema educar/mobilizar caracterizou a atuação dos intelectuais integrantes do CPC paranaense, que pelo teatro político e pela alfabetização popular, caracterizados como instrumentos de comunicação com o povo, buscaram encontrar formas de unificação de ambos os objetivos, constituindo assim o sentido da dimensão educativa desse projeto politico-cultural.-
Formato: dc.format135 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - História-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Paraná - 1959-1964-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica cultural - Paraná - 1959-1964-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleCentro Popular de Cultura no Paraná (1959-1964) : encontros e desencontros entre arte, educação e política-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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