
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pan, Miriam, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Lomba, Jonas Cardoso, 1982- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74534 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74534 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 21/11/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 85-87 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi desenvolver um método que possibilite aos estudantes de uma instituição de ensino superior realizarem a expressão de seus sentimentos acerca dos obstáculos que se interpõem em suas respectivas jornadas acadêmicas, bem como as soluções encontradas através de ambientes virtuais que contribua na redução dos índices de evasão nesse nível de ensino no Brasil. Junto ao desenvolvimento do método, também foi proposta a realização da tomada de um retorno e avaliação das estudantes participantes sobre o método e um relato sobre a experiência da participação e os eventuais ganhos à permanência, à inclusão e bem-estar psicológico. Foram realizadas duas Rodas de Conversa ao início da pesquisa, quatro atividades de Oficina de Escrita em Ambiente Virtual e uma Entrevista de Encerramento. Foi constatado que as participantes conseguiram utilizar-se dos recursos em ambiente virtual para enunciarem-se respondendo ao contexto silenciador da academia; a participação de todos os interessados nas atividades presenciais devido às diferenças de horários disponíveis não ocorreu. A busca por políticas e métodos que reduzam o sofrimento e a consequente evasão/não-permanência no Ensino Superior demanda por maior número de pesquisas nesse contexto, dada a dificuldade de encontrar número significativo de artigos a esse respeito. Da mesma maneira, a pesquisa elucida a necessidade de pensar novas formas de trabalho ao psicólogo no contexto educacional, e pelas infovias enquanto novo campo de atuação deste profissional, que oferte espaços de fala aos estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this research was to develop a method that enables students of a higher education institution to express their feelings about the obstacles that stand in their academic journeys, as well as the solutions found through virtual environments that contribute reducing dropout rates at this level of education in Brazil. Along with the development of the method, it was also proposed to conduct a feedback and evaluation of the participating students on the method and a report on the experience of participation and any gains in permanence, inclusion and psychological well-being. Two Conversation Wheels were held at the beginning of the research, four Virtual Environment Writing Workshop activities and a Closing Interview. It was found that the participants were able to use the resources in virtual environment to express themselves; The participation of all stakeholders in face-to-face activities due to time differences did not occur. The search for policies and methods that reduce suffering and the consequent dropout/nonpermanence in higher education demands more research in this context, given the difficulty of finding a significant number of articles in this regard. In the same way, the research elucidates the need to think about new forms of work for the psychologist in the educational context, and for the insights as a new field for this professional, which offers speech spaces to the students. | - |
| Formato: dc.format | 87 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitaria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitarios - Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | Enunciar ou renunciar-se : o sofrimento acadêmico em rodas de conversa e oficinas de escrita em ambiente virtual | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: