A ausência do conselho escolar : qual é a sua importância?

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Autor(es): dc.contributorCaldas, Andréa, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Janaina Andreza Beneli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:42:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:42:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74511-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Caldas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo vem enfatizar a importância da implementação dos Conselhos Escolares nas escolas públicas. Mostra como este Órgão pode ser um forte aliado da gestão na democratização da escola, bem como sua contribuição para a melhoria da qualidade da educação. Ressalta a participação dos segmentos escolares na gestão democrática e na busca pela transformação deste espaço priorizando a coletividade nas discussões e decisões da escola. Tem o intuito de revelar as vantagens deste conselho, como Órgão colegiado dentro da instituição escolar, bem como expor o quão importante se torna na transformação do cotidiano dos educandos, possibilitando uma maior participação e reflexão de todos na busca por uma sociedade mais igualitária. O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão contínua da sociedade sobre a educação que queremos a escola pública que almejamos e a gestão compatível com essa transformação, uma gestão mais democrática que possibilite a participação de todos no processo de transformação da realidade. Ele propõe a implantação do Conselho Escolar como mecanismo de mudança da realidade das escolas públicas, bem como sua parcela de contribuição na melhoria da qualidade da educação. Este artigo relata a experiência da Escola Municipal Maria Teixeira Georg do município de Rolândia, em instituir o Conselho Escolar como Órgão colegiado, o qual até agora não fazia parte da organização da escola. Mostra também o envolvimento dos diferentes segmentos escolares no estudo e na construção deste Órgão, bem como a participação e contribuição da comunidade externa nesta transformação da realidade escolar. Enfim, o presente texto apresenta reflexões sobre a gestão democrática e o conselho escolar como possível democratizado da pratica social da educação-
Formato: dc.format25f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação estudantil na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleA ausência do conselho escolar : qual é a sua importância?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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