Família na escola - da informação ao acesso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Valéria Milena H.-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Autor(es): dc.creatorBarauskas, Isabele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74508-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Valéria Milena H. Rodrigues-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A comunidade da Escola Municipal Anita Miró Vernalha, assim como tantas outras neste e outros municípios, enfrenta uma realidade frequentemente citada, porém raramente enfrentada. A problemática da relação família/escola que tem sido tratada como causa e não conseqüência. Causa do fracasso escolar, mas consequência da imaturidade social que leva ambos os lados a uma visão equivocada do que é ser parte ou ficar à parte. Partindo desta discussão que geralmente é levantada por professores e outros profissionais da educação, o Projeto de Intervenção: Família na escola ~ da informação ao acesso, utilizou de diversas formas de pesquisa, não para erradicar a suposta ausência dos pais na escola, mas para compreender de modo amplo as disparidades existentes numa relação de regras e opiniões fragmentadas. Quatro questões (representadas pelos quatro pontos cardeais) foram sendo analisadas no decorrer do processo: O que afasta a família da escola; O que traz a família para a escola; Como mantê-los na escola e Como unir a escola e a comunidade. Através de questionários, análise documental, debate e entrevistas, as fontes de informações foram sendo organizadas. Com base nas teorias estudadas, a discussão e reflexão das decisões permearam ações que se utilizaram dos resultados para atingir procedimentos mais precisos e consequentemente mais coerentes numa realidade futuramente mais participativa. As ações permitiram, além da busca às "informações" importantes e decisivas para o trabalho reflexivo, um amadurecimento quanto às pesquisas, que vão além da mera coleta de dados e que podem caminhar para um "acesso" realmente significativo para a família e escola.-
Formato: dc.format18f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Participação dos pais-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPais e professores-
Título: dc.titleFamília na escola - da informação ao acesso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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