Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Claudimar Pereira da, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Wesley Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão | - |
Autor(es): dc.creator | Pitta, Guilherme Braz, 1990- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74353 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74353 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Claudimar Pereira da Veiga (UFPR) | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Wesley Vieira da Silva (UFAL) | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 20/12/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 81-93 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A crescente relevância do varejo online na economia global tem demandado um conhecimento aprofundado sobre o novo consumidor digital, este crescimento se tornou ainda mais evidente com as novas relações de consumo criadas pela situação pandêmica ocasionada pelo novo corona vírus. Apesar da grande disseminação dos meios eletrônicos de compras, ainda se percebe consumidores que possuem resistência em comprar online. Desta forma, este trabalho busca identificar as principais barreiras para que o consumidor compre online. Para isso, foi conduzido um estudo conclusivo descritivo transversal que, através da aplicação de um questionário estruturado, coletou 978 respostas, no intuito de validar estatisticamente os constructos identificados na tipologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) realizada: risco percebido (Perceived Risk) e confiança (Trust). Os dados coletados foram analisados por meio de um modelo de equações estruturais que comprovou a relevância da confiança e do risco percebido na decisão de se comprar ou não comprar online. As contribuições deste trabalho residem, além da validação das barreiras identificadas, na inferência de soluções que podem reduzir as barreiras para a compra online, bem como na publicação de um modelo estatisticamente comprovado e validado para futuras análises nesta área. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The soaring relevance of online retailing in the global economy has demanded an in-depth knowledge of the new digital consumer, this growth has become even more evident with the new consumer relations generated by the pandemic situation caused by the new coronavirus. Despite the widespread use of electronic shopping methods, consumers are still perceived as resisting online purchases. Thus, this work seeks to identify the main barriers for consumers to buy online. For this, a cross-sectional descriptive study was conducted which, through the application of a questionnaire, collected 978 responses, in order to statistically validate the constructs based on the typology of the Systematic Literature Review (RSL) performed: perceived risk (Perceived Risk) and trust (Trust). The collected data were analyzed using a structural equation model that proved the relevance of trust and risk perception in the decision to buy or not buy online. The contributions of this work lie in the inference of solutions that can reduce barriers to online purchases, as well as the publication of a statistically proven and validated model for future analysis in this field. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (93 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comércio eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comércio varejista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento do consumidor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de Empresas | - |
Título: dc.title | Análise do comportamento do consumidor nas compras online : barreiras e desafios | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: