A organização da comunidade de Boa Esperança (Parintins-AM) e a educação permanente : práticas culturais enquanto práticas educativas

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Autor(es): dc.contributorCervi, Rejane de Medeiros, 1943--
Autor(es): dc.contributorBaldino, José Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcos Antonio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued1992-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74302-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Rejane de Medeiros Cervi-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Mestre José Maria Baldino-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 130-140-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Recursos Humanos e Educação Permanente-
Descrição: dc.descriptionResumo: A dissertação consiste em pressupor as práticas culturais como práticas educativas, que se efetivam pela vida afora, cotidianamente. Analisa a organização da Comunidade de Boa Esperança (Parintins, Amazonas) e as intervenções externas a que está submetida. Baseada em pesquisa de campo em período que abrange 1975-1991, e na literatura que contempla autores das ciências sociais, constrói uma argumentação de educação permanente supondo a apreensão, aproveitamento e reorganização das práticas culturais locais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The study consists in pressuposing the cultural practises as being educational practise, existing throughout life, as part of daily routines. Thus, it is presented the analysis of the "Boa Esperança Community" from Parintins in Amazonas and the outside interference of which it was submitted to. Based on field research from 1975 to 1991 and in the works of Social Sciences scientists, it gives a counter-argument on "Permanent Education", considering its background, improvement and the re-organization of local cultural practises.-
Formato: dc.formatx, 140 f. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente - Amazonas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos - Amazonas-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA organização da comunidade de Boa Esperança (Parintins-AM) e a educação permanente : práticas culturais enquanto práticas educativas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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