A inclusão na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Ana Paula de A-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Autor(es): dc.creatorIlivinski, Solange de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74294-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74294-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ana Paula de A. Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo é resultado do interesse em aprofundar conhecimentos sobre como está acontecendo a Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas instituições de Educação Infantil. Busca através da revisão de literatura informações sobre a origem e situação atual da Educação Infantil, da Educação Especial e do movimento pela inclusão, esclarecendo pontos confusos quanto ao emprego dos termos Integração, Inclusão e Necessidades Educacionais Especiais. Apresenta a educação inclusiva no Estado do Paraná e o que está previsto de inclusão para o atendimento de crianças da faixa etária de O a 6 anos de idade, na Declaração de Salamanca,.nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil, no documento preliminar da Política de Educação Inclusiva para os Estado do Paraná, na Proposta Pedagógica e no Manual de Orientações e Procedimentos Administrativos dos Centros de Educação Infantil do município de Curitiba. Finalmente, pensando em contribuir com os profissionais da Educação Infantil, é apresentado um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Down, cujo trabalho foi acompanhado por durante seis anos . A análise dos resultados desta pesquisa apontam que há muito por fazer em busca de um sistema de ensino inclusivo, e para que as propostas de Educação para Todos e uma escola de qualidade aconteçam de fato, são necessárias definições de recursos de politicas públicas, e isto depende principalmente da vontade politica. Espera-se com este estudo despertar o interesse das pessoas envolvidas no trabalho com a Educação Infanti a buscarem novas pesquisas sobre a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais neste âmbito de ensino.-
Formato: dc.format62f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleA inclusão na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.