
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Sirlei Corrêa de Vasconcellos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74288 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Cristina Cardoso | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas Letras e Artes, Curso de Especializaçao em Psicologia do Trabalho | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referência: p. 27 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A integração da escola com a comunidade, representada principalmente pelos pais e responsáveis dos alunos é de suma importância para o processo ensino-aprendizagem. Neste artigo são destacas as contribuições extremamente positivas quando da participação e envolvimento dos pais com a escola de seus filhos. Questões como melhoria da qualidade do ensino, comprometimento, fortalecimento dos laços entre pais e professores são desafios que a escola busca vencer, tendo como objetivo principal que o seu aluno realmente aprenda aquilo que se está sendo ensinado. | - |
| Formato: dc.format | [27f.] : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | A importância da integração escola/comunidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: