Hiperatividade infantil : orientações pedagógicas para os professores de educação infantil

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolar-
Autor(es): dc.creatorPassos, Patrícia Rogéria Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74261-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação Física Escolar-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve o objetivo de reunir um grande número de informações sobre os aspectos clínicos, pedagógicos, psicológicos e comportamentais da hiperatividade, visando ã melhor compreensão do comportamento hiperativo infantil. Tais dados e orientações possibilitarão aos professores de Educação Infantildesenvolver um programa de trabalho que possibilite às crianças hiperativas interagirem com seu grupo, evitando os problemas que estas crianças costumam desenvolver. Os pais de crianças hiperativas também serão beneficiados pela leitura deste trabalho, pois terão uma panorãmica da síndrome e suas principais implicações, bem como os diversos recursos para combaté-la. Além disso, o trabalho buscou relacionar as teorias existentes sobre as origens, causas, diagnóstico e tratamento desta síndrome. Este procedimento visou fomecer aos pais, professores e crianças, um conhecimento mais aprofundado sobre a questão, possibilitando-lhes lidar de modo adequado com a sindrome, de forma a amenizar os seus efeitos negativos. Para que este intuito fosse atingido, empregou-se a metodologia de natureza bibliográfica, enfocando autores das áreas médica e psicopedagógica_ Entre os autores pesquisados, os mais relevantes para o tema abordado foram: BRAGA (1998), GOLDSTEIN e GOLDSTEIN (1994), HALLOWELL e RATEY (1999), ROHDE e BENCZICK (1999). Neste processo descobriu-se a necessidade de uma abordagem de tratamento múltiplo da síndrome, na qual as informações médicas, pedagógicas, psicológicas e comportamentais sejam reunidas, organizadas e avaliadas, de modo a encontrar a forma mais adequada de tratamento da Hiperatividade Infantil. As conclusões são que: a melhoria das técnicas de diagnóstico contribui para a evolução do conceito de hiperatividade, sendo considerada a mesma, até o presente momento, um distúrbio de comportamento gerado por uma disfunção na quimica cerebral, provocada, possivelmente, por causas genéticas; o diagnóstico da síndrome deve ser baseado em técnicas médico-educacionais, exames clínico-neurológicos e num histórico detalhado da vida da criança, pois, não havendo, até o momento presente, uma cura para a hiperatividade, deve-se iniciar o tratamento o mais rapidamente possível, não devendo este basear-se somente em aspectos isolados do problema, mas sim na cooperação entre os diversos profissionais envolvidos; e, finalmente, que há necessidade da criação de estratégias que valorizem o movimento e o trabalho corporal em sala de aula, pois as crianças hiperativas não se sentem no controle de seus corpos; além de ser por intermédio do corpo que a criança entra em contato com o ambiente que a cerca e desenvolve sua percepção espacial, social e corporal. Com base nas conclusões o trabalho apresentou um folheto elucidativo destinado aos professores de Educação Infantil, abordando orientações pedagógicas sobre Hiperatividade Infantil, baseado em autores das áreas médica e psicopedagógica.-
Formato: dc.format58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Título: dc.titleHiperatividade infantil : orientações pedagógicas para os professores de educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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