
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Regina Cely de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marilena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74242 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74242 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Regina Cely de Campos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantil | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O primeiro Capítulo trata do trajeto percorrido para a realização do trabalho, relatando os pressupostos utilizados para a seleção e análise dos dados levantados na pesquisa . No segundo Capítulo abordam-se as origens da construção social do conceito de infância e a organização da sociedade para atender suas demandas, situando o contexto brasileiro e a legislação que ampara o serviço de Educação Infantil no país. O terceiro Capítulo localiza a Educação Infantil no sistema público de ensino do estado do Paraná e sua trajetória no município de Curitiba. As origens históricas da Função Supervisora no âmbito da educação evolução deste papel profissional ao longo de sua trajetória e inserção desta função na Educação Infantil. No quinto Capítulo apresentam-se os dados coletados e a análise que busca configurar a Função Supervisora no Programa Creche, a partir da pesquisa docurnental e dos dados colhidos junto aos supervisores que atuam no Serviço de Supervisão dos Centros de Educação Infantil, vinculados à Secretaria Municipal da Criança. Para finalizar a apresentação deste trabalho, abordamos sobre o título de Considerações Finais a síntese conclusiva da pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | 59f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Título: dc.title | A intervenção da ação supervisora na rede pública de educação infantil no município de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: