
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
| Autor(es): dc.creator | Gato, Ademilson Leandro, 1980- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74202 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74202 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). Defesa : Matinhos, 19/10/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 138-145 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O rio Cambuí, localizado na Bacia Hidrográfica de mesmo nome e pertencente às bacias do Alto Iguaçu e Ribeira, está localizado no município de Campo Largo (PR), região metropolitana de Curitiba. O seu leito encontra-se, praticamente em toda a sua extensão, num nível elevado de antropização. Parte de suas margens estão localizadas próximas ao Colégio Estadual Sagrada Família, o qual compõe a rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Nesse colégio, numa turma do curso de Formação de Docentes, foi desenvolvida a pesquisa em que se analisou práticas pedagógicas com o intuito de valorizar os recursos hídricos a partir da Educação Ambiental Crítica, na aplicação de uma Sequência Didática com o objetivo principal de conservação, não apenas desse, mas também de outros cursos d’água. Paulo Freire e Orlando Fals Borda são os principais autores reportados nesse trabalho devido à visão crítica e dialógica que ambos possuem em suas obras. A metodologia da Pesquisa Participante direciona o presente trabalho. Formar estudantes críticos acerca das questões ambientais, principalmente no tema água, é uma urgente necessidade. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Cambuí river, located in the drainage basin of the same name, while also belonging to the basins of Alto Iguaçu and Ribeira, is situated in the city of Campo Largo (PR), in the metropolitan area of Curitiba. Its riverbed is surrounded, throughout most of its length, by elevated levels of anthropization. The Colégio Estadual Sagrada Família (Sagrada Família Elementary and High School), part of the state-run school system of the state of Paraná, lies close to one of its margins. In this school, within a class of teacher qualification, research was developed to analyze pedagogical practices concerning the inner value of hydric resources, based on the principles of critical environmental education. The practices in question were realized as part of a didactic sequence with the main objective of preserving not only this, but also other streams of water. Paulo Freire and Orlando Fals Borda’s works served as the main foundation for this research, due to the critical and dialogical vision they both endorse. This paper used participatory action research as a guide for its aims. Instilling environmental conscience in students, especially regarding water resources, is a matter of urgency. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (159 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abastecimento de água | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
| Título: dc.title | Um olhar para o rio Cambuí : sensibilizando os estudantes da educação básica com uma educação ambiental dialógica e problematizadora | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: