
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Anjos, Nara Angela dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Autor(es): dc.creator | Comilo, Maria Edi da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74122 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74122 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Nara dos Anjos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo propõe socializar as experiências da Educação do Campo e formação continuada como uma prática cotidiana na Escola Rural Municipal Chico Mendes. Por trabalhar a educação campesina desde a sua origem atrelada a luta por Políticas Públicas nas escolas dos assentamentos e acampamentos. Por isso, acredita-se poder com a prática pedagógica, contribuir para o debate sobre a natureza da educação aqui discutida. No entanto, esse debate ainda não ocorre de modo igualitário em todas as escolas do campo. A negativa se deve, primeiramente pela necessidade de uma discussão ampla, na esfera das políticas educacionais e, depois, num percurso da luta construindo propostas de ocupação da escola e, por fim, com a formação da classe trabalhadora. Nesse contexto, a Educação do Campo precisa ser entendida como articulada aos movimentos sociais que encontram-se, historicamente, vinculados aos questionamentos feitos ao capitalismo, a propriedade privada e as ações que estão vinculadas ao neoliberalismo, por entender que tais conceitos agrupam uma série de medidas que desconsideram as realidades expressas de cada país, transpondo para o espaço escolar os ideais globalizantes, contribuindo para o apagamento das identidades de educando e educadores.. A intencionalidade da Articulação Nacional por uma Educação do Campol é assumir o projeto de educação no campesinato, buscando a emancipação da classe trabalhadora no espaço escolar, com vistas de atingir um projeto educacional amplo e transformador. Assim, retomando os ditos iniciais, utilizaremos as experiências da Escola Rural Chico Mendes atreladas aos pressupostos teóricos Paulo Freire e a pedagogia da libertação, para tentarmos mostrar que a construção histórica da pedagogia do Campo, em sua trajetória como tal, já reúne uma série de ações e reflexões dos trabalhadores ajudam a construir a identidade não apenas da escola campesina, mas também do sem terra. Sempre, para tanto, tendo no horizonte, as vivências, emoções, dores, místicas. E que desencadeiam no debate social para a uma proposta de um projeto popular para as escolas do campo no Brasil, buscando a democratização dos saberes cientificamente acumulados as longo da história. | - |
| Formato: dc.format | [21f.]. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais rurais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento político - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Título: dc.title | Escola Chico Mendes : uma experiência pedagógica em construção e comprometida com a educação do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: