
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pettres, Andréia Assmann, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Domingues, Maria Celia de Araujo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74098 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74098 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Ma. Andréia Assmann Pettres | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O plano de Intervenção que trata do tema "práticas educativas para prevenção da gravidez na adolescência na atenção básica" é um resultado de curso de especialização em atenção básica da Universidade Federal do Paraná, financiado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Tal tema foi escolhido pela observação da equipe junto aos números inseridos no sistema de saúde do ingresso de adolescentes em idade tenra apresentando gestação precoce e com dificuldades de lidar com a situação em uma fase da vida que traz mudanças físicas, psicológicas e sociais. O objetivo geral foi desenvolver práticas educativas ao encontro da promoção da saúde quanto à educação sexual e prevenção de gravidez para adolescentes da Unidade Básica de Saúde Guará. Entre os objetivos específicos incluem-se estabelecer junto à equipe da unidade de saúde a criação de reuniões para atender ao público - alvo seguindo critérios em virtude da pandemia, propor ações no processo de trabalho de atenção às adolescentes escolares para aumentar o nível de conhecimento dessas acerca da saúde sexual e por fim, propor uma organização das ações de educação sexual realizadas pela Unidade de Saúde nas escolas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gravidez na adolescência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção à saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sanitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
| Título: dc.title | Práticas educativas para prevenção da gravidez na adolescência na Atenção Básica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: