Hipertensão Arterial Sistêmica : educação em saúde e estratégias de controle na Atenção Básica

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Autor(es): dc.contributorPettres, Andréia Assmann, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica-
Autor(es): dc.creatorSousa, Jonas de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:27:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:27:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74096-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74096-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ma. Andréia Assmann Pettres-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O plano de intervenção que trata do tema "Hipertensão Arterial Sistêmica: Educação em Saúde e Estratégias de controle de Atenção Básica" é um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da Universidade Federal do Paraná-UFPR, financiado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde- UNA-SUS. A hipertensão arterial é o problema mais prevalente diagnosticado pela equipe de saúde da comunidade do Distrito Alto Porã, evidenciado pelo percentual de 13%, sendo a maioria em adultos e idosos. Após a avaliação pela equipe saúde da Unidade Básica de Saúde do Distrito Alto Porã foi observado que os pacientes hipertensos apresentaram dificuldades em práticas de atividades, de aderir ao tratamento farmacológico e maus hábitos alimentares. Objetivou-se propor um plano de intervenção com pesquisa-ação e apoio da equipe multidisciplinar, composta de médico, enfermeira, psicólogo, professor (a) de educação física e nutricionistas. Nesse plano foi feito um diagnóstico situacional dos hipertensos da comunidade, com a capacitação dos profissionais que realizaram o mapeamento do grupo de risco para a intervenção e para o desenvolvimento das atividades. O plano de ação contemplou consultas médica periódicas, aferição pressórica, solicitação de exames para estratificação de risco e palestras individual e/ou grupo, seguindo as normas vigentes da pandemia. A intervenção teve início no mês de maio de 2021 no período de 06 meses, com participação de 13 pacientes hipertensos, na faixa etária entre 55 anos a 65 anos. O apoio da equipe multidisciplinar foi fundamental para a avaliação clínica periódica, estratificação de risco, solicitação de exames laboratoriais, ações educativas, palestras individuais e/ou em grupos. Além disso, a equipe multidisciplinar recorreu ao estímulo de práticas de atividades físicas e reeducação alimentar, visando a mudanças no de estilo de vida, adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico, o principal objetivo era de manter os níveis pressóricos adequados para prevenir complicações. A pesquisa-ação mostrou-se satisfatória, uma vez que produziu efeitos de mudança na prática, criando um ciclo de investigação-ação. Mostrou-se útil ainda para aumentar a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico no controle da pressão arterial evitando, internações, complicações cardiovasculares, acidente vascular encefálico, insuficiência renal, entre outras. Com este projeto foi possível incrementar a percepção de riscos a partir dos conhecimentos compartilhados, logrando assim melhor controle da hipertensão arterial. Houve avaliações individuais em decorrência da COVID-19, seguindo o protocolo da vigilância sanitária vigente.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDoenças crônicas-
Palavras-chave: dc.subjectHipertensão-
Palavras-chave: dc.subjectFatores de risco-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sanitária-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo de vida-
Título: dc.titleHipertensão Arterial Sistêmica : educação em saúde e estratégias de controle na Atenção Básica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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