
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1988 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74062 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74062 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Zelia Milléo Pavão | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 152-153 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento pela criança. Para tanto redescobre o pensamento de MARIA MONTESSORI, a partir do qual foram criados os materiais de desenvolvimento, e entre esses os específicos para o ensino de Matemática. Busca-se nas implicações da teoria de PIAGET, cujas fases do processo construtivo do conhecimento aceitam-se corro posto, e na teorização de Z.P. DIENES sobre o aprendizado de Matemática a fundamentação científica para a respectiva metodologia. Isto torna o material montessoriano atualizado e compatível com o momento escolar no que diz respeito à atividade em sala de aula e a questão metodológica fica associada á formação da criança pela vertente do seu pensamento. Do mesmo modo, desenvolve-se estudo sobre a pedagogia montessoriana, buscando resgatar a pessoa que existe no processo educativo, como também o fundamento que envolve a ação docente como decorrência de sua filosofia que considera a criança em sua totalidade. Este trabalho visa não só auxiliar o professor de magistério, e licenciaturas como também orientar o professor das séries iniciais do primeiro grau em sua atividade didática diária. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: By using the analysis of the logic structures found in Montessorian materials, this work will develop a teaching process for math initiation with emphasis on the process of learning construction handled by the child. In order to achieve this purpose it will focus on MARIA MONTESSORI's thoughts, the ones which influenced the development of such instruction materials, oriented to math studies. It will also use PIAGET's theories, by accepting his approach on the construction process, and the theories of Z. P. DIENES of math learning - both to better outline the aforementioned methodology. This makes the montessorian materials on updated tool and compatible to the scholar momentum, relative to what is worked on in class, and the methodological issue becomes associated with the formation of the child through means of thought. On the same token a study of the montessorian pedagogy is developed, in search for a more person-oriented education, as well as the fundamentals which involue the teaching process as a result of a philosophy which takes into account the child as a whole. This work is aimed not only to help teachers of Jr. Schools and graduation courses, but also orient them in terms of their day-to-day activities in classroom. | - |
| Formato: dc.format | 153 f. ; 30cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: