
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sassi, Marcelo Machado, 1990- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Autor(es): dc.creator | Azevedo, Rômulo Siqueira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:31:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:31:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74029 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74029 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Esp. Marcelo Machado Sassi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: É sabido o quão grave é o entrave nos tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, independente de qual seja o empecilho. No trabalho em questão, abordamos a dificuldade no tratamento de pacientes com baixo nível de instrução, com enfoque específico no analfabetismo, empecilho este, que acomete uma parte considerável da população mais vulnerável e de baixa condição social, sendo frequentemente o público que utiliza os serviços na unidade básica de saúde no dia a dia. Utilizamos de um material físico, auxiliando na divisão e explicação de forma mais didática, a forma de tomada das medicações e a sua separação nos períodos do dia. Para avaliação de um resultado significativo, solicitamos exames no início da mudança no tratamento e após a adequação das medicações, utilizando nossas caixas divisórias. Como resultado, observou-se uma melhora considerável, na maioria dos pacientes que aderiram a solução proposta. Ainda não conseguimos um resultado em grande escala, devido ao empecilho causado pela pandemia no ano de 2020, nos impossibilitando de atividades educativas, que potenciariam o nosso trabalho. Conclui-se, no entanto, que esse tipo de intervenção é benéfico, altera o curso da doença, e consequentemente, evitamos agravos crônicos no futuro, diminuindo a mortalidade por essas causas e aumentando a expectativa de vida da população mais vulnerável. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hipertensão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuidados Primários de Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Ações educacionais estratégicas para otimização do tratamento medicamentoso de usuários com baixo nível de instrução atendidos em uma USF em Ponta Grossa/PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: