Ações educacionais estratégicas para otimização do tratamento medicamentoso de usuários com baixo nível de instrução atendidos em uma USF em Ponta Grossa/PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSassi, Marcelo Machado, 1990--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Rômulo Siqueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/74029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74029-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Esp. Marcelo Machado Sassi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: É sabido o quão grave é o entrave nos tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, independente de qual seja o empecilho. No trabalho em questão, abordamos a dificuldade no tratamento de pacientes com baixo nível de instrução, com enfoque específico no analfabetismo, empecilho este, que acomete uma parte considerável da população mais vulnerável e de baixa condição social, sendo frequentemente o público que utiliza os serviços na unidade básica de saúde no dia a dia. Utilizamos de um material físico, auxiliando na divisão e explicação de forma mais didática, a forma de tomada das medicações e a sua separação nos períodos do dia. Para avaliação de um resultado significativo, solicitamos exames no início da mudança no tratamento e após a adequação das medicações, utilizando nossas caixas divisórias. Como resultado, observou-se uma melhora considerável, na maioria dos pacientes que aderiram a solução proposta. Ainda não conseguimos um resultado em grande escala, devido ao empecilho causado pela pandemia no ano de 2020, nos impossibilitando de atividades educativas, que potenciariam o nosso trabalho. Conclui-se, no entanto, que esse tipo de intervenção é benéfico, altera o curso da doença, e consequentemente, evitamos agravos crônicos no futuro, diminuindo a mortalidade por essas causas e aumentando a expectativa de vida da população mais vulnerável.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDiabetes-
Palavras-chave: dc.subjectHipertensão-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados Primários de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAções educacionais estratégicas para otimização do tratamento medicamentoso de usuários com baixo nível de instrução atendidos em uma USF em Ponta Grossa/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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