
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wanderer, Carla, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Hofmann, João Erlei, 1981- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74002 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74002 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Carla Wanderer | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO. Defesa : Curitiba, 29/06/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 55-60 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As metodologias ativas, sobretudo na perspectiva investigativa, se apresentam como possíveis caminhos para superar obstáculos no processo de ensino/aprendizagem, até então intransponíveis. Os conteúdos selecionados neste TCM, para a abordagem alternativa às aulas exclusivamente expositivas e rotineiras de Biologia para o Ensino Médio, foram Anatomia e Histologia Animal. Ambos os conteúdos foram trabalhados de forma integrada e não compartimentalizada em tópicos separados. Foram criados roteiros de aulas práticas com tecidos animais, com baixo risco de contaminação, consecução simples e não onerosa. O objetivo foi viabilizar a aplicação das técnicas de metodologias ativas, denominadas de "Sala de Aula Invertida" e "Rotação por Estações de Trabalho", disponibilizando roteiros, material biológico e material de pesquisa virtual apropriados aos estudantes de três turmas da segunda série do Ensino Médio (2º "A", 2º "B" e 2º "C") do Colégio Estadual do Campo da Colônia Malhada, de São José dos Pinhais, Paraná, totalizando 71 (setenta e um) estudantes. Em paralelo, foi realizada a análise dos conteúdos de Anatomia e Histologia Animal no livro didático de Biologia do PNLD – 2018, pelo professor. Também foram desenvolvidos procedimentos para a montagem de um esqueleto de galinha. A utilização de material biológico e de metodologias ativas e inovadoras, que favoreceram a descoberta e a investigação pelos estudantes, tornaram as aulas de Anatomia e Histologia Animal diferentes da estrutura das aulas expositivas tradicionais, pois as aulas fundamentadas na ação interativa dos discentes ficaram mais atrativas e mobilizadoras para os estudantes. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Active methodologies, especially from the investigative perspective, are presented as possible ways to overcome the teaching/learning process, which until then was insurmountable. The contents selected in this TCM, for the alternative approach to exclusively expository and routine classes of Biology for High School, were Animal Anatomy and Histology. Both contents were worked in an integrated way and not compartmentalized in separate topics. Scripts of practical classes were created with animal tissues, with low risk of contamination, simple and inexpensive to achieve. The objective was to enable the application of the techniques of active methodologies, called "Flipped Classroom" and "Rotation by Workstations", providing scripts, biological material and virtual research material appropriate to students in three classes of the second grade of Education. Medium (2nd "A", 2nd "B" and 2nd "C") at the Colégio Estadual do Campo da Colônia Malhada, from São José dos Pinhais, Paraná, totaling 71 (seventy-one) students. In parallel, the teacher analyzed the contents of Animal Anatomy and Histology in the PNLD Biology textbook - 2018. Procedures were also developed for the assembly of a chicken skeleton. The use of biological material and active and innovative methodologies, which favored the discovery and investigation by the students, made the Anatomy and Animal Histology classes different from the structure of the traditional expository classes, because the classes based on the interactive action of the students became more attractive and mobilizing for students. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (131 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anatomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Título: dc.title | Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: