Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Marcella Lopes, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Mocelim, Adriana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Mariano Meranovicz, 1997- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:43:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:43:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/74001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/74001 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Adriana Mocelim | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 15/09/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem por objeto de estudo o poema Commedia, escrito pelo poeta florentino Dante Alighieri (1265-1321), e interpretado simultaneamente como um texto de caráter bíblico e meio de intervenção social. A leitura que considera a obra como um Terceiro Testamento intencionalmente concebido por Dante já é recorrente nos estudos filológicos e crítico literários, sendo nossa intenção abordá-la no debate historiográfico. Assim, analisando internamente os elementos textuais que corroboram essa interpretação, fundamentando-se nos teóricos que abordam tal perspectiva, operamos uma análise interativa entre contexto, autor e obra, observando como Dante está envolvido no amálgama italiano de seu tempo, participando ativamente, sofrendo e agindo no meio em que vivia. Dando ênfase na biografia do poeta, profundamente envolto nas dinâmicas políticas, culturais e sociais que perpassam seu contexto, apresentamos a Commedia como um meio interventivo, no qual Dante busca não apenas conduzir espiritualmente seus contemporâneos, mas ainda se impor como reformista social, legitimando-se na autoridade divina que ele próprio se investe através da narrativa de seu poema. Desse modo, a Commedia se apresenta como um Terceiro Testamento arraigado de preocupações terrenas, anunciando os caminhos de salvação ao mesmo tempo em que condena os desafetos de seu autor; em suma, ensejando Dante em dar voz às suas respostas contra os anseios e angústias vivenciados em seu tempo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to study the poem Commedia, written by the Florentine poet Dante Alighieri (1265-1321), and interpreted simultaneously as a text of biblical character and a means of social intervention. The reading that considers the work as a Third Testament intentionally conceived by Dante is already recurrent in the philological studies and literary critic, it is our intention to address it in the historiographical debate. Thus, internally analyzing the textual elements that corroborate this interpretation, based on the theorists who approach such perspective, we operate an interactive analysis between context, author and work, observing how Dante is involved in the Italian amalgam of his time, participating actively, suffering and acting in the environment in which he lived. Emphasizing the poet's biography, deeply involved in the political, cultural and social dynamics that permeate his context, we present Commedia as an interventional means, in which Dante seeks not only to spiritually lead his contemporaries, but still to impose himself as social reformist, legitimizing himself in the divine authority which he invests himself through the narrative of his poem. Therefore, the Commedia presents itself as a Third Testament rooted in worldly concerns, announcing the ways of salvation while condemning the disaffections of its author; in short, allowing Dante to give voice to his answers against the desires and anxieties experienced in his time. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dante Alighieri, 1265-1321 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia italiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura italiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | O Terceiro Testamento, por Dante Alighieri : a Commedia como projeto de salvação humana e intervenção sócio-literária no contexto de passagem dos séculos XIII-XIV | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: