Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Schultz, Deyse, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73999 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ballande Romanelli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 29/12/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.156-158 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender e analisar qual é a concepção de canto na educação básica, de acordo com a visão dos manuais da coleção "Por toda parte" da editora FTD do PNLD Arte 2018/2020 dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano). A escolha do manual escolar como objeto de análise se deu por considerá-lo um importante elemento da cultura escolar e um representante direto do currículo da escola. O canto por sua vez, é considerado sob três diferentes abordagens: canto coral, o canto na Pedagogia Vocal, canto como meio de desenvolvimento de habilidades musicais dentro da Educação Musical, baseando-se em autores como Joana Mariz (2013) e Stark (2003). Como metodologia tem-se uma pesquisa documental- analítica dos livros didáticos. Os procedimentos de análise foram baseados nas quatro funções dos manuais escolares definidas por Alain Choppin (2004) e contribuições teóricas de Escolano Benito (2012), Rockwell (1997). Esta pesquisa não busca verificar os ajustamentos das práticas escolares aos modelos normativos, mas produzir proposições válidas contribuindo assim para a área da manualística bem como, clarear a concepção de canto na educação musical do ensino básico brasileiro. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research was designed with the aim of understanding and analyzing what is the conception of singing voice in basic education, according to the view os the manual of the collection "Por toda parte" from the FTD publisher of the PNLD Arte 2018/2020 of the final years of elementary school (6th to 9th year). The school manual was chosen as the object of analysis because it was considered an important element of school culture and a direct representative of the school curriculum. Singing, in turn, is considered under three different approaches: choral singing, singing in vocal pedagogy, singing as a means of developing musical skills within music education, this was based on Joana Mariz (2013) e Stark (2003). The methodology used is the document-analytical research of textbooks. The analysis procedures were based on the four functions of textbooks defined by Alain Choppin (2004) and theoretical contributions by Escolano Benito (2012), Rockwell (1997). This research does not seek to verify the adjustments of school practices to normative models, but to produce valid propositions, thus contributing to the area of scholar books, as well as clarifying the concept of singing in the musical education of basic Brazilian education. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canto - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | Que canto é esse? : a concepção de canto no ensino de música na educação básica, sob a visão da manualística, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de arte do PNLD | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: