Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Qualho, Vanessa Aparecida, 1998- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73981 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Valéria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para a conservação da biodiversidade, considerando-a como prioritária na construção de políticas públicas e práticas educativas em ambientes formais e informais. Nestes espaços, ainda prevalecem o ensino tradicional onde o aprender está "dentro da caixa" e a publicação da Base Nacional Curricular Comum culminou no reforço desse ensino cartesiano. A proposta de uma perspectiva "fora da caixa" visa permitir que os aprendizes busquem a construção de seu conhecimento baseado nos elementos somaestéticos, utilizando mente e corpo, onde a educação da atenção é mais potente que a intenção. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi aplicar e analisar um curso online sobre fungos para cinco professores da Educação Básica de Palotina (PR) sob a perspectiva da educação ambiental "fora da caixa". Para realizar um diagnóstico prévio, foi aplicado um questionário para os professores da educação básica com questões envolvendo a temática fungos e a educação ambiental. Com base nessas respostas, foi realizado o curso nos meses de junho e julho de 2020, que previu como produto final, a elaboração de portfólios digitais. Ainda, durante o curso, os professores responderam um questionário avaliativo sobre o curso. Para analisar os resultados foi delimitado o corpus de análise: 1) questionário diagnóstico; 2) portfólio; e 3) questionário avaliativo. Após os registros, foi realizada uma triangulação desses dados que apontaram que o ensino cartesiano ainda prevalece na educação atual e a dificuldade em se trabalhar com a perspectiva de um corpo somaestético engajado no mundo. Este resultado é congruente com outras pesquisas realizadas sob esta concepção teórica. Conclui-se sobre a importância de motivar outros estudos que preconizem pela multissensorialidade nas práticas em educação ambiental. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Micologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Análise de um curso online sobre fungos desenvolvido para professores da educação básica sob a perspectiva de educação ambiental "fora da caixa" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: