Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lisbôa, Eliana Santana, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Kozera, Carina, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Paola Freitas de, 1998- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73977 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73977 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Eliana Santana Lisbôa | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Carina Kozera | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Por muitas vezes, o ensino de Biologia, mais especificamente na área da Botânica, é trabalhado de maneira pouco significativa com os alunos, podendo causar prejuízos na aprendizagem. Isso se deve ao fato de que alunos e professores acreditam que os termos da Botânica são complexos, relacionando-os apenas para fins paisagísticos. Devido a isso, a exposição de conteúdos pelo professor se torna apenas descritiva, não utilizando em aula materiais didáticos e metodologias que despertem a curiosidade dos alunos pelo tema. Portanto, o presente trabalho tem como finalidade desenvolver e validar uma Sequência Didática Online, baseada na estratégia Hands-On-Tec, para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem acerca da reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze). A Sequência Didática Online foi desenvolvida e disponibilizada na plataforma Hands-On-Tec sob os pressupostos da mesma e ancorada pela estratégia m-learning. Como aporte o estudo tem início com a abordagem ao ensino de Ciências Biológicas e ensino de Botânica, centrando sua atenção em caracterizar a Araucaria angustifolia, uma espécie que pertence ao grupo das Gimnospermas. Em seguida é apresentado o tema "metodologias ativas", com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas. Completam a revisão de literatura, uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Significativa, Sequência Didática, com enfoque à Sequência Didática Online e a plataforma Hands-On-Tec. Em termos metodológicos, o estudo qualitativo foi baseado na Design-Based Research (DBR), ou seja, a metodologia do desenvolvimento. O instrumento para recolha de dados utilizado foi um questionário tipo survey, o qual foi aplicado aos professores formados na área das Ciências Biológicas, a fim de obter a validação dessa Sequência Didática Online. Como técnica de análise de dados, utilizou-se da análise exploratória descritiva (questões fechadas do questionário) e análise do conteúdo (questões abertas do questionário). A partir da análise de dados, pode-se perceber que os conteúdos e materiais auxiliam os professores na contextualização do tema, sendo importante a utilização de recursos didáticos online em sala de aula para um melhor ensino e aprendizagem. Também se observou a importância da Sequência Didática Online para o aprendizado dos alunos sobre o tema do Pinheiro-do-Paraná, podendo ser potencialmente aplicada na educação básica e superior, visando uma aprendizagem significativa dos alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Título: dc.title | Construção de uma sequência didática online sobre a reprodução e dispersão do Pinheiro-do-Paraná (Araucaria Angustifolia (Bertol.) KUNTZE) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: