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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Serra, Maurício Aguiar, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Luciana Angélica Moreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73886 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73886 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Mauricio Serra | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O sistema portuário brasileiro, atualmente e constituído por 36 portos públicos organizados, distribuídos nos 7,4 mil km da costa brasileira, sob a administração de Companhia Docas, concessionarias estaduais ou privadas e diversos terminais de uso privativo e instalações portuárias, operando cargas próprias e de terceiros. A partir da década de 90, com a Lei 8.029/90, com a extinção da Portobras – criada em 1975 com a finalidade de construir, explorar e administrar os portos brasileiros e, também, as vias navegáveis de interior, inicia-se o processo de reforma institucional do setor. Dentre os diversos entraves que impediam o desenvolvimento do segmento no país, os custos de movimentação, pressionados por diversas questões relativas ao fornecimento dos serviços despontavam consideravelmente. E, a obsolescência dos equipamentos, a baixa produtividade, deficit de investimento em infra-estrutura, tempo de espera, custos de logística, afetavam a competitividade brasileira no comércio exterior, e suas externalidades. O Brasil e considerado um dos mais importantes países emergentes e principal força econômica da América Latina, tendo sua importância para o equilíbrio da economia mundial extremamente reconhecida. Possui todas as condições para se tornar uma potência econômica, tendo em vista sua riqueza de recursos naturais e forte indústria de base. Segundo SILVA (1999), a América do Sul é um continente com abundância de recursos naturais e potencial para desenvolver um setor comercial e industrial próspero. Entretanto, o chamado "custo Brasil" tem sido o grande responsável pela falta de competitividade brasileira no mercado internacional. Dentre os inúmeros fatores, pode-se citar a ineficiente infra-estrutura logística e os elevados custos portuários como exemplos de agentes que oneram os preços dos produtos voltados para a exportação. O presente trabalho visa identificar a influência e grau de contribuição da atividade portuária na economia brasileira, seu desenvolvimento e que possibilidades de expansão econômica poderá ter dentro de um processo de reforma institucional, a fim de se excluir os obstáculos do setor portuário para facilitar o desenvolvimento do comércio exterior, com a expansão do atendimento da demanda, dada a redução de custos de movimentação, repasse aos embarcadores e maior competitividade sistêmica. Para atender a esses objetivos, uma série de mudanças e atores foram introduzidos no processo de reestruturação, gestão e operação do sistema portuário brasileiro, os quais serão comentados no presente trabalho. Em função disso, a monografia está estruturada em apresentar o esboço da nova estrutura portuária e o processo de reforma institucional dos portos brasileiros, fornecendo uma visão geral sobre o assunto. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portos - Brasil | - |
| Título: dc.title | O processo de reforma institucional dos portos brasileiros : uma visao da década de 90 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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