Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moro, Maria Lucia Faria, 1944- | - |
Autor(es): dc.contributor | Weiss, Gilda Moreira, 1939- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Graeml, Ana Margarida Reis, 1941- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1993 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73865 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73865 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professora Maria Lucia Faria Moro | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Professora Gilda Moreira Weiss | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 47 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade da extensão a grupos de crianças, da metodologia de oferecimento individual de estímulos de leitura recomendada por DOMAN (1984). Identificação e memorização das palavras escritas são etapas iniciais da metodologia mencionada. E ssa s etapas constituem pré-requisitos para a capacidade de ler. A hipótese examinada foi a de que a oferta do programa de estímulos de leitura a um grupo de crianças teria efeitos tão significativos quanto a oferta a indivíduos, a curto e a longo prazo. Esses efeitos, sob ambas as condições, seriam mais significativos do que o desempenho do grupo controle. O projeto foi realizado no SESC Recreação Infantil, instituição localizada na região central de Curitiba. Cinco crianças receberam os estímulos individualmente. Oito crianças os receberam em grupo. Havia um grupo de oito crianças funcionando como controle. Os dados (números de acertos), foram coletados em um pré-teste e em dois pós-testes. Traduzidos em número de acertos, foram levantados em freqüências e tratados estatisticamente. Foram também considerados os registros diários das ocorrências durante o procedimento, para auxiliar a discussão dos dados. Não houve qualquer progresso para os sujeitos do grupo controle. Os sujeitos dos dois grupos treinados progrediram significativamente, e em dimensões semelhantes, após a intervenção. Os resultados do pós-teste II sugerem nos dois grupos treinados a presença de regressão não significativa de respostas corretas. Assim, há indicação de não rejeição da hipótese. No entanto modificações introduzidas pela pesquisadora em decorrência de reações das crianças e das condições de trabalho na instituição e outras limitações metodológicas importantes podem ter influído nos resultados de maneira restritiva. Essas ocorrências se devem ao caráter exploratório do presente trabalho, tornando-se necessárias novas pesquisas para que pontos pouco esclarecidos possam vir a ser melhor compreendidos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this work is to check the possibility of applying to groups of children the methodology of offering reading stimulation to children individually, recomended by DOMAN (1984). Contact and memorization of written words are inicial steps of Doman’s methodology for offering visual stimulation to children, individually. Those steps are necessary for acquisition of the capacity of reading to take place. The hipotesis was that Doman’s program of reading stimulation to a group of children, instead to one child at a time, leads to the same results, both in short and long term. The effects, under both conditions, would be more significant than the performance of the control group. The project was carried out in SESC Recreação Infantil, an institution located in central Curitiba. Five children were subjected to individual stimulation. Eight children received it as a group. Another group of eight children was taken as a control group being not worked with. Data was collected in one test performed before the application of the method and two tests performed after it. The results were converted into the number of correct answers and treated statistically. The daily notes, taken during the process, were also considered in order to complement the discussion of the data. There was no development for the children in the control group. The children subjected to both individual and group training had a significant (and similar) progress in memorization of written words. The results of the second test performed after the intervention suggest that there was no significant regression of correct answers after the period of time betwen the two tests in any of the groups subjected to intervention. There is an indication that the hipothesis cannot be rejected. Several modifications introduced by the researcher, due to the reaction of the children and to the w ork conditions in the institution, and other important methodological changesmay have influenced the results, though, restricting its broadness. Those facts, result from being this work an exploratory work, making it necessary that further research is made in order to enlighten some aspects which were not well comprehended. | - |
Formato: dc.format | [x], 90 f. ; 29 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Oferecimento de estímulos visuais a crianças de 30 a 48 meses de idade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: