Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kuenzer, Acácia Zeneida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Arli Savi de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1989 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73772 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73772 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Acácia Z. Kuenzer | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 173-176 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As críticas que vêm sendo realizadas nos últimos anos em relação à função da Escola Pública, têm denunciado o papel controlador e conservador que o Supervisor escolar vem desempenhando no Sistema de ensino brasileiro. Tal situação se dá principalmente quando a escola assimila um modelo de organização empresarial, decorrente das reformas estruturais verificadas na sociedade brasileira no final da década de 60. Com isso, os fundamentos teóricos da prática da Administração, passam a fundamentar a prática da Supervisão, voltada cada vez mais para o gerenciamento do Sistema. A partir desse quadro, optou-se em pesquisar como as professoras representam a Supervisão Escolar, com o objetivo de redefinir essa função, para uma ptática realmente educativa. Desta forma, procurou-se extrair o lado válido das representações, o "bom senso", que apontou para a importância do trabalho coletivo na escola. Entende-se assim, que esse trabalho deve ser o ponto de partida para que os educadores possam rever suas práticas e direcioná-las para um "fazer novo", comprometido com os interesses populares. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The critiques that the performance of the Public School has received during the last years, have evidenced the controlling and conservative role that the School Supervisor has in the Brazilian Educative System. This situation occurs mainly when the school absorbs a model of enterprising organization, due to the structural changes that occurred in the Brazilian society by the end of the sixties. Thus the theoretical basis of the practice of the administration becomes the basis for the practice of Supervision, with a view to the Management of the System. Starting from this point, the option was to research how the teachers represent the School Supervision, with the aim of redefining this function, in order that it becomes an actual teaching practice. So, the attempt was made to make the best use of the worthy side of the representations: "the common sense", that pointed out the importance of teamwork at school. It is understood that this work be the starting point so that the educators can review their practices and direct them to a "new know-how", towards the public interest. | - |
Formato: dc.format | x, 176 f. : il. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar - Estudo e ensino (Primeiro grau) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administradores escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A prática da supervisão escolar na perspectiva dos professores de 1ª e 4ª série do ensino de 1º grau : um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: