Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figurelli, Roberto Caparelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Colleone, Teresinha Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73751 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73751 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Roberto Caparelli Figurelli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 171-175 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A proposta desse estudo é a realização de uma fenomenologia do conceito de sentido, acreditando na relevância para as questões que envolvem o conhecimento. A dissertação desenvolve, então, uma abordagem sistemática do referido conceito, utilizando, para isto, o método fenomenológico e a delimitação em três campos específicos de redução, sistematizados em três partes: a primeira parte trata do acontecer do sentido originário na consciência que enseja todos os outros sentidos possíveis; a segunda parte apresenta a fundamentação do sentido antes da significação e a construção dos sentidos e das significações por sujeitos sociais e, finalmente, a terceira parte desenvolve uma hermenêutica do sentido baseada na questão da compreensão. A cada parte corresponde, respectivamente, um campo definido de sentido. Assim, primeiro campo: a consciência transcendental; segundo campo: a vida social; terceiro campo: a hermenêutica. O fio condutor está na intencionalidade da consciência, pressuposto de toda conferência de sentido possível. A ênfase na relação noético-noemática leva à fundamentação de uma construção social do conhecimento, pela mediação lingüística e sua conseqüente vinculação à filosofia de base hermenêutica, no esclarecimento da questão da compreensão. | - |
Descrição: dc.description | Résumé: Le propos de cet étude est la réalisation d’ une phénoménologie du concept du mot sens et de son importance pour la connaissance. La dissertation développe une approche systématique sur le concept rapporté employant la méthode phénomélogique et la délimitation dans trois champs de réduction, organisés en trois parties: la première partie s’ occupe de l’avenir du sens originaire dans la conscience qui détermine tous les autres sens possibles; la deuxième partie présente la fondamentation du sens par sujets sociaux et, finalement, la troisième partie développé une herméneutique du sens basée dans la question de la compréhension. Pour chacune partie il y a, respectivement, un champ défini de sens: le premier champ c’est la conscience transcendentale; le seconde champ, la vie sociale, et le troisième, l’herméneutique. Le fil conducteur est dans l’intencionalité de la conscience où le sens se constitue. La rélation noétique - noématique conduit à la fondamentation d’une construction sociale de la connaissance, avec la médiation linguistique et sa conséquente liaison avec la philosophie herméneutique, dans l’éclaircissement de la question de la compréhension. | - |
Formato: dc.format | 175 f. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia do sentido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Uma fenomenologia do sentido : possível contribuição às questões do conhecimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: