
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado Júnior, Cláudio de Sá, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Larissa Nepomuceno, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:31:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:31:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73699 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73699 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado Jr. | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/07/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se debruça sobre a obra cinematográfica Das tripas coração, filme lançado em 1982, com roteiro e direção de Ana Carolina. A obra encena um colégio católico para meninas da elite social, o qual, devido à má administração, recebe uma intervenção estadual que determina o fim de suas atividades. O interventor que está incumbido da função, esperando ser atendido, acaba por dormir na sala de reunião, tendo um sonho bastante excêntrico com o colégio e com todas as mulheres que por lá circulam. A dissertação apresenta os conteúdos do filme, verifica alguns aspectos de composição cinematográfica e reflete sobre práticas, comportamentos e normas sociais que remetem às representações de uma escola ficcional. A dissertação se vale de pressupostos da História Cultural e, a partir disso, reconhece signos de representação que remetem às relações sociais e às hierarquias de poder relatadas pela metáfora fílmica. Nela, ainda investigamos o panorama do cinema brasileiro, com o intuito de compreender Das tripas coração na história do cinema nacional e, especificamente, sua relevância para os estudos da História da Educação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work focuses on the cinematographic work Das Tripas Coração, a film released in 1982 with a script and direction by Ana Carolina. The work stages a Catholic school for girls from the social elite that, due to its bad administration, receives a state intervention that determines the end of its activities. The intervener who is in charge of this function, waiting to be assisted, ends up sleeping in the meeting room, having a very eccentric dream about the school and all the women who circulate there. The dissertation presents the contents of the film, verifies some aspects of cinematographic composition and reflects on practices, behaviors and social norms that refer to the representations of a fictional school. The dissertation makes use of assumptions from Cultural History and, from this, recognizes signs of representation that refer to social relations and power hierarchies reported by the filmic metaphor. It also investigates the panorama of Brazilian cinema in order to understand Das tripas Coração in the history of national cinema and, specifically, its relevance to the studies of the History of Education. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ([185] p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção brasileira - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Das tripas coração (1982) : ficção, cultura escolar e representações sociais na obra cinematográfica de Ana Carolina | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: