Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSartori, Emanuelle, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73698-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/06/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 116-122-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo trata de uma investigação interpretativa, realizada com 12 crianças de 4-5 anos em uma escola particular de criança pequena, localizada no município de Curitiba/PR. A pesquisa foi construída a partir da seguinte pergunta: como as crianças de 4 e 5 anos compreendem os riscos corporais nas situações de brincadeira? E os referenciais teóricos são autores da sociologia da infância como Corsaro e Sarmento e, para a perspectiva sobre o risco: Le Breton, Bernstein e Sandseter. Devido às especificidades das pesquisas com crianças, faz-se uso dos seguintes procedimentos/instrumentos para a produção de dados: a roda de conversa com disparadores de imagens de brincadeiras consideradas arriscadas, trechos de filmes infantis, arquivos da professora das crianças participantes da pesquisa e visita monitorada no quintal da escola. A análise por triangulação foi utilizada e os dados foram organizados em três categorias temáticas, sendo elas: Tipos de Risco, A Criança Diante do Risco e Quando a Criança se Arrisca. Como conclusões, o risco foi compreendido como um componente do brincar e elemento presente nos espaços externos. Já o espaço externo foi reconhecido como mobilizador do brincar arriscado e as brincadeiras arriscadas como componente da cultura lúdica infantil. As relações com o adulto e/ou com os pares como necessárias nas experiências com o brincar arriscado e a conversa como promotora da tomada de consciência frente ao risco, onde, o corpo criança em movimento pôde ser entendido como brinquedo nas brincadeiras arriscadas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study deals with an interpretative research, carried out with 12 children aged 4-5 years in a private school for young children, located in the municipality of Curitiba/PR. The research was built from the following question: how do 4 and 5 year old children understand body risks in play situations? And the theoretical references are authors of the sociology of childhood as Corsaro and Sarmento and, for the perspective on risk: Le Breton, Bernstein and Sandseter. Due to the specificities of the research with children, the following procedures/instruments were used for data production: a conversation circle with triggers for images of games considered risky, excerpts from children's movies, files from the teacher of the children participating in the research, and a monitored visit to the school yard. Triangulation analysis was used and the data were organized into three thematic categories, these being: Types of Risk, The Child Facing Risk, and When the Child Risks. As conclusions, risk was understood as a component of play and an element present in the external spaces. The outdoor space was recognized as a mobilizer of risky play, and risky play as a component of children's play culture. Relationships with adults and/or peers were seen as necessary in the experiences of risky play, and conversation as a promoter of awareness of risk, where the child's body in movement could be understood as a toy in risky play.-
Formato: dc.format1 arquivo (122 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pre-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras infantis-
Palavras-chave: dc.subjectCriancas - Recreação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicos para crianças-
Título: dc.titleOs riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil-
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