Utilização de atividades expressivas pelo terapeuta ocupacional com crianças de 4 a 7 anos de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil : aprendizagem e transformação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariotti, Milton Carlos, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ian Santarem de, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:08:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:08:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73617-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Milton Carlos Mariotti-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: Historicamente no Brasil o cuidado em Saúde Mental da população infanto juvenil foi muitas vezes relegado a iniciativa privada e/ou instituições filantrópicas, caracterizadas pela exclusão e segregação. A partir do movimento da Reforma Psiquiátrica, foram criadas leis que amparam a criação de uma rede de cuidados em saúde mental, inserindo- se neste contexto os Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPS ij - com a característica de cuidado no território, intersetorial e de base comunitária. O terapeuta ocupacional está inserido no cuidado em saúde mental desde os primórdios da criação da profissão, acompanhando a transformação do cuidado intra-muros para um cuidado em locais de portas abertas, sendo essa, uma das principais características do serviço CAPS. É sabido que as atividades expressivas têm potencial terapêutico, podendo levar o indivíduo a maior independência e autoconfiança. Objetivo: este artigo tem como objetivo avaliar o engajamento dessas crianças em atividades expressivas significativas - desenho/pintura - e verificar se essa prática colabora para a melhora na participação social por meio da aprendizagem e autotransformação. Método: pesquisa qualitativa, exploratória prospectiva. A Coleta de dados foi realizada através de diário de campo e análise por meio da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados: através das atividades expressivas de desenho e pintura, as crianças demonstraram melhora no engajamento e autopercepção, sob o olhar delas mesmas, dos responsáveis e do pesquisador. Conclusão: desenho e/ou pintura podem ser um bom recurso do terapeuta ocupacional ao trabalhar com crianças de 4 a 7 anos, trazendo resultados positivos para a clientela dos CAPSij.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia ocupacional-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Título: dc.titleUtilização de atividades expressivas pelo terapeuta ocupacional com crianças de 4 a 7 anos de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil : aprendizagem e transformação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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