
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Marcos, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo, Ana Carolina de, 1989- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:25:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:25:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73563 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73563 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ferraz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa consiste em uma reflexão teórica da relação juventude, educação e trabalho através da contextualização histórica, social e cultural do jovem e da sua inserção no mercado de trabalho e a sua relação com a educação (ÁRIES, 1981; ABRAMO, 1994; BIDERMAN e GUIMARÃES, 2004; BOURDIEU, 2008; CARRANO, 2010), o dilema do desemprego enfrentado pela juventude (HARVEY, 1998; POCHMAN, 2001) e como a conjuntura das políticas educacionais brasileira encontra este jovem na condição de estudante do Ensino Médio e trabalhador (BEISIEGEL, 2002; OLIVEIRA, 2002; FRIGOTTO e CIAVATTA, 2003; SPOSITO e GALVÃO, 2004), geralmente marcada por desigualdades sociais e econômicas entre outras diversas implicações que incidem diretamente sob a educação e o trabalho no Brasil. A presente pesquisa também apresenta um contexto histórico do Ensino Médio brasileiro (KUENZER, 1997; SOUZA, 2008), dando maior ênfase na atual reforma (DANTE, LIMA FILHO e SILVA, 2015; FERRETTI, 2018) e suas implicações no cotidiano do jovem estudante e trabalhador. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research consists of a theoretical reflection of the relationship youth, education and work through the historical, social and cultural contextualization of young people and their insertion in the labor market and its relation with education (ÁRIES, 1981; ABRAMO, 1994; BIDERMAN e GUIMARÃES, 2004; BOURDIEU, 2008; CARRANO, 2010), the unemployment dilemma faced by youth (HARVEY, 1998; POCHMAN, 2001) and how the conjuncture of Brazilian educational policies finds this youth as a high school student and worker ( BEISIEGEL, 2002; OLIVEIRA, 2002; FRIGOTTO and CIAVATTA, 2003; SPOSITO and GALVÃO, 2004), usually marked by social and economic inequalities among other diverse implications that directly affect education and work in Brazil. This research also presents a historical context of Brazilian High School (KUENZER, 1997; SOUZA, 2008), giving greater emphasis to the current reform (DANTE, LIMA FILHO and SILVA, 2015; FERRETTI, 2018) and its implications in the daily life of young students and hardworking. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Politica e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | As normas legais do ensino médio e as tensões e promessas na relação trabalho e juventude | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: