Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Wagner de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Thassya Claudia Ribeiro da, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:05:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:05:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73535 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Wagner de Campos | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A população idosa tende a crescer nos próximos anos e com esse fenômeno de prolongamento da vida, busca-se por um envelhecimento saudável. Uma forma de interferência nos sintomas do envelhecimento, é a prática de exercício físico. O objetivo desta revisão narrativa da literatura foi identificar as possíveis intervenções e benefícios do treinamento esistido, aeróbico e funcional com o idoso, a partir das alterações fisiológicas do corpo humano decorrentes do processo de envelhecimento. Para desenvolvimento desta revisão foram selecionados artigos publicados entre 2017 e 2021, nos periódicos nacionais e internacionais disponíveis nas bases de dados SCIELO, BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) e PUBMED. Como palavras-chave para pesquisa utilizou-se as palavras, treinamento AND físico AND idosos AND sistema nervoso central, AND resistido AND aeróbico AND funcional, disponíveis na língua inglesa e portuguesa. Foram selecionados 14 artigos, em que o principal objetivo era identificar as alterações ou benefícios que o exercício físico poderia trazer ao idoso. Assim poder mostrar qual a atividade poderia ser ideal para o idoso, a partir das alterações fisiológicas apresentadas pelo envelhecimento. Todas as abordagens de treinamento têm seu benefício único em relação a saúde do idoso. Porém, quando se é um treinamento multicomponente, ou seja, aborda todas as necessidades do idoso as respostas fisiológicas foram elhores, apresentando melhorias em funções variadas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento | - |
Título: dc.title | Alterações fisiológicas no processo de envelhecimento e suas implicações no treinamento com idosos : revisão da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: