Modelo de governança de dados em uma plataforma de pagamentos digitais

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Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cassio de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73532-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 07/12/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 73-79-
Descrição: dc.descriptionResumo: A digitalização dos serviços bancários através das fintechs já era realidade antes da pandemia, mas com o distanciamento social gerado pela pandemia esse processo foi acelerado pelas empresas. Nesse cenário de digitalização, o dado desempenha um papel chave e se consolida como um dos ativos estratégicos mais importantes. Diante disso, este trabalho propõe um modelo de governança de dados constituído por pessoas, processos e tecnologia que gerencia o ciclo de vida completo dos dados possibilitando qualidade, confidencialidade e disponibilidade da informação. O modelo agrega valor aos dados, gera independência do usuário de negócio na descoberta das informações, entregando informações mais assertivas consequentemente criando confiança do tomador de decisão. Além disso, proporciona criação de modelos de negócios mais inteligentes através de integrações inteligentes gerando produtos ou serviços mais inteligente ao usuário final garantindo inclusão financeira que possibilita inclusive aumento de renda as camadas menos favorecidas da população.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The digitalization of banking services through fintech was already a reality before the pandemic, but with the social distance generated by the pandemic, this process was accelerated by companies. In this digitization scenario, data plays a key role and is consolidated as one of the most important strategic assets. Therefore, this work proposes a data governance model consisting of people, processes, and technology that manages the complete life cycle of data, enabling quality, confidentiality, and availability of information. The model adds value to the data, generates independence for the business user in discovering information, delivering more assertive information, and consequently creating confidence for the decisionmaker. In addition, it provides the creation of smarter business models through intelligent integrations, generating more intelligent products or services to the enduser, guaranteeing financial inclusion that even enables an increase in income for the less favored layers of the population.-
Formato: dc.format1 arquivo (86 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBancos - Serviços ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectBanco de dados - Gerencia-
Palavras-chave: dc.subjectBanco de dados - Medidas de segurança-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de Empresas-
Título: dc.titleModelo de governança de dados em uma plataforma de pagamentos digitais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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