Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Daniel, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73502 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73502 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 30-31 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma proposta de ensino de vocabulário para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2, ancorando-se na perspectiva da teoria da complexidade (LARSENFREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). A metodologia adotada no trabalho é bibliográfica, qualitativa e descritiva. Como resultado, obteve-se uma proposta didática intitulada "Quem e como somos", que foi apresentada e discutida tendo em vista as bases da teoria da complexidade e aproximações das concepções do ensino baseado em tarefas (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). A análise aponta para o fato de que as tarefas apresentam as mesmas características do sistema complexo: são abertas e suscetíveis a ações externas, imprevisíveis, dinâmicas, adaptáveis, caóticas, não lineares, sensíveis às condições iniciais, auto-organizáveis e sensíveis a feedbacks. Conclusivamente, o trabalho indica a existência de possibilidades de ensino de vocabulário de uma forma contextualizada, complexa e dinâmica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper aims to present and discuss a proposal for teaching vocabulary for basic level learners of Brazilian Sign Language (Libras) as L2, anchoring itself in the perspective of complexity theory (LARSEN-FREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). The methodology adopted in this paper is bibliographical, qualitative, and descriptive. As a result, a didactic proposal entitled "Who and how we are" was developed, and then presented and discussed based on the complexity theory and approaches to the concepts of task-based teaching (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). Analysis points out that tasks present the same characteristics of the complex system, namely: they are open and susceptible to external actions, unpredictable, dynamic, adaptable, chaotic, non-linear, sensitive to initial conditions, self-organizing and sensitive to feedbacks. In conclusion, this paper indicates possibilities for teaching vocabulary in a contextualized, complex, and dynamic way. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (37 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocabulario - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática - Educação | - |
Título: dc.title | O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: