O ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lídia da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorMoreno, Daniel, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73502-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 30-31-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma proposta de ensino de vocabulário para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2, ancorando-se na perspectiva da teoria da complexidade (LARSENFREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). A metodologia adotada no trabalho é bibliográfica, qualitativa e descritiva. Como resultado, obteve-se uma proposta didática intitulada "Quem e como somos", que foi apresentada e discutida tendo em vista as bases da teoria da complexidade e aproximações das concepções do ensino baseado em tarefas (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). A análise aponta para o fato de que as tarefas apresentam as mesmas características do sistema complexo: são abertas e suscetíveis a ações externas, imprevisíveis, dinâmicas, adaptáveis, caóticas, não lineares, sensíveis às condições iniciais, auto-organizáveis e sensíveis a feedbacks. Conclusivamente, o trabalho indica a existência de possibilidades de ensino de vocabulário de uma forma contextualizada, complexa e dinâmica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper aims to present and discuss a proposal for teaching vocabulary for basic level learners of Brazilian Sign Language (Libras) as L2, anchoring itself in the perspective of complexity theory (LARSEN-FREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). The methodology adopted in this paper is bibliographical, qualitative, and descriptive. As a result, a didactic proposal entitled "Who and how we are" was developed, and then presented and discussed based on the complexity theory and approaches to the concepts of task-based teaching (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). Analysis points out that tasks present the same characteristics of the complex system, namely: they are open and susceptible to external actions, unpredictable, dynamic, adaptable, chaotic, non-linear, sensitive to initial conditions, self-organizing and sensitive to feedbacks. In conclusion, this paper indicates possibilities for teaching vocabulary in a contextualized, complex, and dynamic way.-
Formato: dc.format1 recurso online (37 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulario - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDidática - Educação-
Título: dc.titleO ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidade-
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