
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Sueli de Fátima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Joaquim, Lídia da Silva, 1962- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73495 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73495 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Sueli Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 41-42 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo objetiva analisar os desafios envolvidos no processo seletivo para o curso de Letras Libras da UFPR e seus desdobramentos para o acesso do candidato surdo ao ensino superior. A metodologia compreendeu análise documental de fases do Processo Seletivo em Letras Libras, com base em dados disponibilizados pelo Núcleo de Concursos da UFPR (NC), entre outras fontes, no período compreendido entre 2014/2015 (primeiro processo seletivo) e 2019/2020 (último certame realizado). Os resultados apontam tendência progressiva de mudança no perfil dos candidatos aprovados: das 30 vagas ofertadas, de 23 surdos, em 2015, apenas 5 foram aprovados em 2020. A baixa pontuação nas questões objetivas têm sido o principal fator de reprovação dos surdos (37,88%). Há uma tendência recorrente de candidatos surdos se inscreverem na categoria de "ouvinte", ocasionando variações quantitativas entre os dados oficiais do NC, daqueles identificados nesta pesquisa. Nossa análise aponta que a compreensão da linguagem técnico-científica do edital, a dificuldade em apresentar a documentação médica exigida e a barreira linguística nos canais de comunicação disponibilizados pela UFPR, apenas em português, podem constituir barreiras para o candidato surdo beneficiar-se da ação afirmativa de vaga preferencial ao Curso de Letras Libras, prevista em Lei. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (66p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Inclusão no Ensino Superior : o acesso de candadatos surdos ao Processo seletivo da Licenciatura em Letras Libras da UFPR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: