Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias Junior, Lauro Camargo, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Sakae, George Hideki, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73450 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias Júnior | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. George Hideki Sakae | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/08/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se o método cooperativo Jigsaw como uma alternativa para o ensino de Química. Considerando tal fato esse trabalho propõe a aplicação desse método para analisar o uso da temática Nanociência e Nanotecnologia a fim de contextualizar o ensino do conteúdo de Coloides em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Analisando-se os dados coletados por meio de questionários concluiu-se que os alunos avaliaram positivamente o método aplicado. Além disso observou-se uma maior compreensão do tema em comparação com o método tradicional de ensino (mesmo tendo sido o método aplicado de forma remota). | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In literature different teaching methodologies are described to awaken the student's curiosity, motivation, and critical thinking, making the classes more attractive and interesting. Among these methodologies the Jigsaw cooperative method stands out as an alternative for teaching Chemistry. Considering such a fact this work applies this method in order to verify the contributions of Nanoscience and Nanotechnology in order to contextualize the teaching of Colloids content in the third year of high school. By analysing the data collected through questionnaires it was concluded that the students positively evaluated the applied method. Moreover, it was observed a greater comprehension of the contents in comparison with the traditional teaching method (even though the method was virtually applied). | - |
Formato: dc.format | 1 recurso eletronico : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nanotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coloides | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Título: dc.title | Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: