Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Maiara Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73403 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73403 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dr. Kátia Maria Kasper | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/09/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 121-127 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de procedimentos da pesquisa cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989), mapeiam-se linhas com acontecimentos do cotidiano escolar, documentários, uma peça de teatro e uma ação de plantio na escola. Nessa travessia, busca-se ver e dar a ver as existências mínimas (LAPOUJADE, 2017), nas quais os estudantes afirmam a potência da vida frente às palavras de ordem da escola. O contágio pelos processos acompanhados pela cartógrafa, moveram em aproximações e experimentações de uma educação menor (GALLO, 2013), criando uma professora contagiada pelos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The current research presents an investigation in education, in which a teacher accompanies the trajectories of creation and resistance processes of high-school students at school and other territories. Through the procedures of cartographic research (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) lines have been mapped with the experiences of school life, documentaries, a theatrical play and a planting practice at school. In this journey, the aim is to see and show the lesser existences (LAPOUJADE, 2017), in which students affirm the potency of life in the face of school watchwords. The contagion, through the processes accompanied by the cartographer, has moved approximations and experimentations of minor education (GALLO, 2013) creating a teacher contaminated by the students. | - |
Descrição: dc.description | Resumen: El presente trabajo presenta una investigación en educación, en la cual una profesora acompaña trayectos de procesos de creación y resistencia de estudiantes secundaritas en la escuela y otros territorios. A través de procedimientos de investigación cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2011; ROLNIK, 1989) se mapean líneas con sucesos del día a día en la escuela, documentales, una obra de teatro y acción de siembra en la escuela. En ese recorrido buscamos ver y dar a ver las existencias mínimas Lapoujade (2017), en las cuales los estudiantes afirman la potencia de la vida frente a las palabras de orden de la escuela. El contagio en la cartografía por los procesos acompañados nos movieron en acercamientos y experimentación de la educación menor (GALLO, 2013), trayendo una profesora ocupada por los estudiantes. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (127 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Conduta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: