
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Klícia de Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Guilherme Serpa, 1991- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73372 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73372 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Msª Klícia de Araújo Campos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas., Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 22-24 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Reconhecendo a pluralidade de identidades e diversidade presente na comunidade surda, este trabalho foca em um dos movimentos sociais pautados pela comunidade que visam gerar conhecimento ao público. Este trabalho analisa os relatos de mulheres surdas transexuais, a partir do vídeo intitulado "REPRESENTATIVIDADE SURDA E VIVÊNCIA TRANS - Roda de conversa de Mulheres Surdas Trans", publicado pelo "Noticia em Movimento", canal vinculado nas redes sociais que tratam questões que permeiam a Comunidade Surda. O objetivo do trabalho é repercutir esses relatos visando o registro de produção de conhecimento feito por pessoas surdas, em especial dando atenção a questão da interseccionalidade da Mulher Surda Trans. Os relatos vão de encontro às ideias dos Estudos Culturais, Estudos Surdos e Estudos Transfeministas no qual são utilizados como base teórica para a pesquisa. Dos resultados analisados, o movimento pela Representatividade Surda Trans começa a ganhar voz nos espaços virtuais pela primeira vez, reavendo seus direitos legais e relacionamentos sociais. A partir de suas reivindicações, conseguimos refletir o papel de toda a comunidade surda nos movimentos sociais conduzidos por pessoas surdas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Recognizing the plurality of identities and diversity present in the deaf community, this work focuses on one of the social movements guided by the community that aim to generate knowledge to the public. This paper analyzes the reports of deaf transsexual women, from the video entitled "REPRESENTATIVITY DEAF AND TRANS VIVENCE - Conversation Wheel of Trans Deaf Women", published by "Noticia em Movimento", linked channel on social networks that deal with issues that permeate the Deaf Community. The objective of the work is to pass on these reports aiming at the record of knowledge production made by deaf people, especially paying attention to the question of the intersectionality of Trans Deaf Women. The reports go against the ideas of Cultural Studies, Deaf Studies and Transfeminist Studies in which they are used as a theoretical basis for research. From the results analyzed, the movement for Deaf Trans Representativeness begins to gain a voice in virtual spaces for the first time, reviving its legal rights and social relationships. Based on their demands, we were able to reflect the role of the entire deaf community in social movements led by deaf people | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdez - Linguagem por sinais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transexuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
| Título: dc.title | "Não estamos abandonadas... Nossa luta é constante e coletiva" : relatos de mulheres surdas trans | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: