Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Paulo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Desyrre Reis, 1998- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73359 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº Mestre Paulo Henrique Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 25-26 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda como teoria principal o sociointeracionismo de Vygostky, visando a importância da interação com outro. Também utiliza como base os estudos de Quadros e Guarinello. Apresenta a análise de seis vídeos de uma criança surda chamada Fiorella, os vídeos selecionados mostram seus pais dialogando com sua filha em Libras, filmando o desenvolvimento dela desde os seus cinco meses até os seus quatro anos de idade. O objetivo principal dessa pesquisa é expor que quando se tem uma interação familiar em Libras e um ambiente linguístico adequado, a aquisição da primeira língua da criança surda é efetiva e seu desenvolvimento linguístico e de aprendizagem é natural. O método utilizado foi o netnográfico, buscando analisar vídeos para mostrar a realidade em que vive uma criança surda aprendendo sua língua materna que é a Libras. Os resultados das análises evidenciaram descobertas e avanços relacionadas ao seu desenvolvimento linguístico, concluindo que a interação da família para com a criança surda faz total diferença na aquisição de sua L1. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is Graduation final paper approaches as it is main theory Vygostky's sociointeractionism, aiming at the importance of interaction with others. It also uses as base the studies of Quadros and Guarinello. It presents the analysis of six videos of a deaf child named Fiorella, the selected videos show her parents dialoguing with their daughter in Brazilian Sign Language (LIBRAS), it is filming her development from the age of five months to four years old. The main objective of this research, is to expose that when there is a family interaction in Brazilian Sign Language and an appropriate linguistic environment, the acquisition of the first language of the deaf child is effective and it is linguistic and learning development is natural. The method used was netnographic, seeking to analyze videos to show the reality in which a deaf child lives as they learn their native language, which is Libras. The results of the analysis showed discoveries and advances related to their linguistic development, concluding that the interaction of the family with the deaf child makes a total difference in the acquisition of their first language (L1) as Brazilian Sign Language | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança - Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social - Crianças | - |
Título: dc.title | A importância da interação familiar para o processo de aquisição de primeira língua da criança surda | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: