Obstáculos epistemológicos : o estado de conhecimento na educação matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorPatel, Gabriela Bucalão, 1997--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73358-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73358-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Roberta Chiesa Bartelmebs-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Matemática.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento (FERREIRA, 2002). De modo geral, na Educação Matemática, existem muitas dificuldades, uma delas é a superação dos obstáculos epistemológicos que se mostram presentes tanto em estudantes quanto em professores da área. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi o de identificar os principais obstáculos epistemológicos levantados pelas pesquisas na área da Educação Matemática. A noção de obstáculos epistemológicos iniciou-se com Gaston Bachelard, com foco para a ciência, definiu-os originados por erros e problemas que impedem o avanço do espírito científico. No campo da Didática da Matemática, essas noções de obstáculos são recorrentes tanto para o ensino quanto para a aprendizagem (NEGRÃO E NETO, 2016). A coleta de dados foi feita na plataforma Google Acadêmico vinculada aos seguintes descritores: "Obstáculos epistemológicos and matemática", foram encontrados artigos relativos a esta busca nas revistas: Areté, Bolema, Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Ciência da informação, Contrapontos, Educação e Pesquisa - Revista da faculdade de educação da USP, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Brasileira de Educação, Revista Educação, Revista Paranaense de Educação Matemática e Revista Investigações em Ensino de Ciências. Ao todo foram coletados 17 artigos, 1 tese e 2 resenhas de livros. A busca foi feita entre os anos de 2004 a 2020. Os resultados apontam que o tema dos obstáculos epistemológicos é bastante atual. Os principais obstáculos encontrados foram as dificuldades em que o professor e o aluno em determinado momento têm de diferenciar a opinião própria do saber cientifico e as dificuldades que impedem o aluno de avançar num determinado conceito matemático, por causa de obstáculos anteriores que não foram vencidos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias exatas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleObstáculos epistemológicos : o estado de conhecimento na educação matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.