
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Camargo, Sérgio, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Jara, Marcela Elisa Droguett, 1978- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73346 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73346 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 31/08/2018 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 120-126 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho põe em evidência uma proposta metodológica do ensino de Física tendo como subsídio a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na construção de conhecimentos que servem de alicerce à disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física I e II do Curso de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Com o objetivo de incluir a cultura da TIC em projetos de ensino desenvolvidos em escolas no período de estágio da formação inicial dos professores, a pesquisa de natureza qualitativa, realizada no ano de 2017, priorizou o uso de software livre de Física. Os respectivos projetos foram estruturados a partir de um diagnóstico das condições das escolas, o que propiciou a elaboração de planos de aula, com o uso de uma taxonomia em comum tanto para a elaboração quanto à execução em sala de aula. Mediante observação das aulas e análise dos materiais produzidos na disciplina, a pesquisa visou à busca de resposta para o problema que serviu de eixo norteador, isto é, "Como desenvolver competências tecnológicas de futuros professores na disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física de um Curso de Licenciatura em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior do estado do Paraná?". Para determinar as possíveis competências em TIC adquiridas pelos licenciandos, organizou-se um conjunto de indicadores fundamentados na dimensão pedagógica do Projeto "Padrões de Competência em TIC para Professores", da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2008), e do documento "Estándares en Tecnologias de la Información y la Comunicación para la Formación Inicial Docente (ENLACES)" do Centro de Educação e Tecnologia do Ministério de Educação do Chile (2006, 2011). | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study evidences a methodological proposal of physics teaching, having as subsidy the Information and Communication Technology (ICT) in the construction of knowledge that serves as a foundation for the discipline of Teaching Practice in Teaching Physics I and II of the Licentiate Course in Physics of a Higher Education Federal Institution. With the objective of including the ICT culture in teaching projects developed in schools in the internship period of initial teacher education, the qualitative research, carried out in 2017, prioritized the use of free Physics software. The respective projects were structured based on a diagnosis of the conditions of the schools, which led to the elaboration of lesson plans, with the use of a common taxonomy for both design and execution in the classroom. Through observation of classes and analysis of the materials produced in the discipline, the research aimed at finding an answer to the problem that served as the guiding axis, basically, "How to develop technological competence of future teachers in the discipline of Teaching Practice in Physics Teaching of a Licentiate Degree in Physics at a Higher Education Federal Institution in the state of Paraná?". To determine the possible ICT competences acquired by the graduates, a set of indicators based on the pedagogical dimension of the "ICT Competence Standards for Teachers" Project was organized, based on the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2008), and the document "Estándares en Tecnologias de la Información y la Comunicación para la Formación Inicial Docente (ENLACES)" of the Education and Technology Center of the Ministry of Education of Chile (2006, 2011). | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (153 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | Competências docentes em tecnologias de informação e comunicação na prática de docência em ensino de física de uma instituição federal de ensino superior : uma proposta utilizando software livre para simulação em física | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: